Saturday, January 06, 2007

AMICOR 10 anos...

Agradeço as menifestações de carinho e sugestões de vários AMICOR.
Enquanto estamos recolhendo novas sugestões e planejando o futuro, gostaria desde já transcrever parte de mansagem recebida do PADRINHO AMICOR (como todos sabem, foi o Eduardo de Azeredo Costa que sugeriu o nome da lista, ao ver que as mensagens começavam sempre com "Caros amigos do coração").
O desafio é válido e provocador. Desde já podemos começar e/ou ir pensando nele.
Um abraço
AA
...
...No dia 12 passado comemorei de maneira singular meus 40 anos de formatura, sem que eu mencionasse isso, inaugurei uma nova área de produção de medicamentos para hipertensão e diabete e homenagiei o Fadul, último Ministro do Jango, que nos deixou um legado fantástico e ignorado na luta contra os negócios excusos das multinacionais dos medicamentos (em geral os susistas o mencionam porque organizou a 3a. conferência nacional de saúde com o tema central na municipalização da atenção básica).

O discurso do Jango na assinatura do decreto que criou o Geifar (grupo executivo da indústria farmacêutica) é de grande atualidade. Impressionante o que não se sabe que ele fez em pouco mais de dois anos, 40 e poucos anos depois: a primeira lista RENAME, o CADE, a normatização da SECEX para coibir o supoerfaturamento e os dumpings das multis, entre outras coisas.

Nas comemorações dos 10 anos do AMICOR tenho uma sugestão a fazer: porque não pensar em estabelecer um debate sobre a incorporação tecnológica ao SUS na área de medicamentos e equipamentos?

A palavra para definir o descalabro hoje é desvairo orientado para proteger as multis e aumentar nossos gastos....... O que v acha de começar na área cardiovascular definindo uma lista boa e deixar os Amicor discutir os pros e contra? Poruqe e quando substituir uma sinvastatina por outra patenteada? Qual a evidência real, etc.

........
Eduardo

No comments:

Post a Comment