Wednesday, November 10, 2010

Brasil é o 13º maior produtor de ciência do mundo

de acordo com Relatório Unesco

Publicada em 10/11/2010 às 15h13m
Catarina Alencastro
BRASÍLIA - Pela primeira vez desde que foi publicado, o Relatório Unesco sobre Ciência dedica ao Brasil um capítulo inteiro. Para o representante da Unesco no Brasil, Vincent Defourny, o país "começa a existir" no mapa mundial da Ciência e Tecnologia. Em 2008, o Brasil investiu US$ 23 bilhões no setor, mais do que a Espanha e a Itália. O país também se tornou o 13º maior produtor de ciência do mundo, com 26.482 artigos científicos publicados, o que corresponde a 2,7% do total mundial.
O Brasil investe 1,1% de seu Produto Interno Bruto (PIB) em ciência e tecnologia. No entanto o relatório destaca a alta concentração desses recursos em São Paulo, onde se encontra 40% dos investimentos nacionais. Além disso, a fonte desses recursos é majoritariamente pública. Parte do governo 55% do dinheiro para o setor, característica comum entre os países em desenvolvimento, segundo a Unesco. O relatório lembra ainda que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva deixou de cumprir a promessa feita em 2003, de aumentar os investimentos no setor para 2% do PIB./.../

UNESCO Monitors Worldwide Investment in Science

The UNESCO Science Report 2010 (USR) was launched on World Science Day on 10 November 2010. The report is a global overview of the main developments in scientific research, innovation and higher education since its predecessor was published in 2005. It blends facts and figures with an analysis of the major trends in global expenditure on research and development, scientific personnel and scientific publications.

No comments:

Post a Comment