Tuesday, July 09, 2013

Cidades Inteligentes

ESPECIAL CIDADES INTELIGENTES04/07/2013

Em busca da cidade ideal

O que precisa ser feito para transformá-las em espaços sustentáveis, eficientes, criativos e acolhedores

por Afonso Capelas Jr.
Certo dia, o empresário brasileiro Valério Gomes Neto teve a ideia de erguer uma cidade inteligente. Para concretizar o sonho, em 2000 desapropriou sua fazenda de gado de 250 hectares localizada no município de Palhoça, a 15 quilômetros de Florianópolis, antes que a propriedade fosse engolida pela crescente urbanização da região metropolitana da capital catarinense. Ali, Gomes fundou os pilares de um bairro-cidade modelo. Chamado de Pedra Branca, é inspirado nos conceitos de sustentabilidade: o traçado urbanístico foi planejado com ruas que priorizam pessoas, e não automóveis, e onde estão prédios comerciais equipados com materiais e tecnologia de baixo impacto ambiental. Esses edifícios estão próximos de conjuntos residenciais para diversas classes sociais. Assim, os moradores podem ir ao trabalho caminhando pelas calçadas largas e bem cuidadas ou pedalando pelas ciclovias./.../
Já está nas bancas. Adquiri porque temos um grupo de trabalho sobre Saúde Urbana, Ambiente e Desigualdade no Departamento de Medicina Social da UFRGS, sob coordenação da Dra. Maria Inês Reinert Azambuja e Dr. Roger dos Santos Rosa

Conferência propõe interface entre direito e planejamento urbano

No dia 10 de julho, a professora Livia Teresinha Piccinini realiza a quarta palestra do Ciclo de Conferências UFRGS 2013. A atividade, que se desenvolve com encontros mensais, tem como objetivo discutir as funções sociais da Universidade na mediação entre ciência e não ciência na contemporaneidade a partir de diversas áreas.
Livia Piccinini é professora do Departamento de Urbanismo da Faculdade de Arquitetura UFRGS desde 1997. Depois de se formar pela UFRGS em 1982, fez mestrado em Planejamento Urbano e Regional, com ênfase em Habitação Social, pela Faculty of Economics and Political Science, da University of London, UK (1992) e o doutorado em Planejamento Urbano e Regional, pela UFRGS (2008), com ênfase em Planejamento de Políticas Habitacional.
A conferência desta terça trata da relação entre justiça social e qualidade de vida no espaço urbano. A discussão incorpora conceitos, da ecologia, da sociologia e do direito para imaginar um modelo de justiça na cidade como parte da sustentabilidade urbano-ambiental-planetária. A convidada desenvolve sua pesquisa na área da saúde urbana, ambiente e desigualdades.
A conferência acontece às 19h na Sala Fahrion, com entrada é gratuita. O Ciclo apresentará uma palestra por mês até novembro. Mais informações.
O QUE: Palestra “Ensaio sobre a Representação Histórica”
QUANDO: 10 de julho - quarta-feira
HORÁRIO: 19 horas
ONDE:
 Sala Fahrion (Avenida Paulo Gama, 110 – 2º andar da Reitoria - Campus Centro) 
QUANTO: Gratuito

INFORMAÇÕES: Telefone 3308 3034 - E-mail difusaocultural@ufrgs.br

No comments:

Post a Comment