Tuesday, October 01, 2013

Megaeventos

Seminário Metropolização e Megaeventos:
Impactos da Copa do Mundo de 2014 na metrópole de Porto Alegre

Data: 9 e 10 de outubro de 2013
Hora: das 8:30 as 18:30 hs
Local: Abertura e Mesa 1: Salão Nobre da Faculdade de Direito (UFRGS). Av. João Pessoa, 80
Demais atividades: Auditório da Faculdade de Arquitetura – Rua Sarmento Leite, 320 - Térreo

Promoção: Observatório das Metrópoles, Núcleo Porto Alegre
Apoio: FINEP, UFRGS, LABES, CDES, AGB, SAJU/UFRGS

Inscrições aqui.
Apresentação

O Observatório das Metrópoles, Núcleo Porto Alegre, através do projeto de pesquisa "Metropolização e Mega-Eventos: impactos dos Jogos Olímpicos/2016 e Copa do Mundo/2014" convida acadêmicos, estudantes, movimentos sociais e populares, sociedade civil organizada e comunidade portoalegrense em geral para o seminário Metropolização e Megaeventos: Impactos da Copa do Mundo de 2014 na metrópole de Porto Alegre. No evento serão realizadas discussões e apresentados resultados da pesquisa por parte dos membros da equipe do projeto.
O momento não poderia ser mais importante. O ano de 2013 está marcado na história brasileira como de grandes mobilizações pelo Direito à Cidade, quando movimentos sociais e sociedade civil foram às ruas das principais cidades brasileiras questionando o atual modelo de desenvolvimento urbano, o qual privatiza a cidade e favorece as grandes corporações imobiliárias e de serviços urbanos (especialmente as de transporte coletivo).
O contexto da Copa do Mundo de 2014 e dos megaeventos esportivos acelera as contradições urbanas no país. Vultosos recursos públicos são deslocados para as "obras da copa", as quais causam fortes impactos sociais e ambientais nas cidades-sede do evento. Populações tradicionais são removidas de seus espaços de identidade e vida, novas áreas são valorizadas para e pelo capital imobiliário, reestruturam-se as cidades. Os espaços públicos também são afetados, inseridos em um movimento de controle e privatização em nome dos promotores e patrocinadores do Megaevento.
Porto Alegre é um caso especial. Aqui a longa tradição de participação popular na gestão urbana está se confrontando com um poder público que joga todas as suas fichas na Copa do Mundo como acelerador de um projeto de cidade que visa a sua "modernização", representada por mais privatização do espaço, mais segregação social na cidade. Por isso, foi aqui que os movimentos urbanos de 2013 eclodiram com mais força.
Esperamos que este seminário fomente o debate, além de servir como articulador de diferentes visões de cidade, mas que apontam para um objetivo comum: uma cidade mais democrática e mais inclusiva. Enfim, uma cidade onde todos e todas tenham "o Direito à Cidade" que se traduz em infraestrutura urbana, serviços coletivos e no direito à usufruir das facilidades que a metrópole oferece e que são construídas por todos.

No comments:

Post a Comment