Tuesday, March 24, 2015

Saúde Urbana

Da AMICOR

Maria Ines Azambuja

11:11 (Há 3 minutos)

Além de já estar no site do Programa Saúde Urbana o material do PNUD apresentado no Seminário do dia 31/1 sobre a Restinga (ver aba-restinga), está agora também um link para um documento de acesso facilitado aos relatórios sobre  indicadores demográficos e sociais produzidos pelo PNUD para 335 microáreas de Porto Alegre.

Junto disponibilizamos figuras com a distribuição de alguns indicadores (renda per capita, mortalidade infantil, longevidade) nestas 335 áreas, para permitir que, de posse do relatório de sua micro-área, a comunidade local possa se localizar  em relação ao conjunto da cidade.

Achamos muito importante disseminar este tipo de informação para uso de representantes de comunidades, de serviços e de outros interessados do setor público e privado com interesse e atuação em cada local. 

Também é preciso disseminar o dado para criticá-lo. Será que ele representa adequadamente a percepção da comunidade local? Será que o recorte geográgico realizado permite captar de forma adequada a situação da área?

Na área da Saúde estão ocorrendo pre-conferências distritais que podems ser uma oportunidade para os delegados conhecerem estas informações, e inclusive pressionarem para a compatibilização de áreas administrativas das diferentes secretarias e a disponibilização de dados georeferenciados de mortalidade e morbidade para Porto Alegre. 


PS1 - os slides da Restinga tem alguns indicadores (de desenvolvimento humano municipal - dimensões saúde, educação e renda), mortalidade infantil, longevidade, educação secundária de maiores de 18 anos, pobreza infantil) trabalhados por áreas do Orçamento Participativo.

No comments:

Post a Comment