Thursday, December 03, 2015

Idosos On Line



Foto do perfil de Reginaldo Albuquerque

segunda-feira, 30 de novembro de 2015


NATIVOS DIGITAIS, MILLENNIALS, eLEARNING , PEDAGOGIA DIGITAL e a WEB 4.0

Reginaldo Albuquerque, Laura Gris Mota, Luis Carlos Lobo, Andrea Andres



Resumo - Os novos alunos já nasceram usando a web como forma de conexão, comunicação e troca de conhecimento. Os processos e meios de ensino precisam, portanto, acompanhar as tendências de forma a oferecer aos aprendizes digitais oportunidades que despertem interesse e atenção. Assim, entender os conceitos da web 4.0 - o ambiente natural da netgeneration - e adaptá-los às ofertas de ensino, notadamente ao ensino à distância, se faz necessário.

Esse relato de experiência pretende apresentar o processo de desenho do curso Atenção ao Cuidado da Saúde da Pessoa Idosa, da Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde (UNA-SUS), baseado no olhar do novo aluno, nos conceitos e teorias da web 4.0 e no conectivismo.  Essa é a primeira experiência da UNA-SUS na montagem de um curso fora de um ambiente virtual de aprendizagem e adaptado à linguagem digital. 
Abstract - New students use the web as a way of connection, communication and knowledge sharing since they were born. Therefore, processes and educational facilities need to adapt these trends to offer digital learners opportunities to awake interest and attention. It is necessary to understand the concepts of Web 4.0 -  netgeneration's natural environment - and adapt education, particularly e-learning. This paper intends to present design process of Health Care of Elderly course, created by Open University of National Health System (UNA-SUS). This process was based on concepts and theories of web 4.0, conectivism, and new student's perspective .This is the first experience of the UNA-SUS to create a course out of a virtual learning environment and adapted to the digital language.
Resumen - Los nuevos alumnos nacieron utilizando la web como una forma de conexión, comunicación e intercambio de conocimiento. Los procesos y medios de educación necesitan, por consiguiente, seguir las tendencias de manera a ofrecer a los aprendices digitales oportunidades que despierten interés y atención. De esa forma, es necesario entender los conceptos de la web 4.0 – el ambiente natural denetgeneration – y adaptarlos a las ofertas de educación, en particular, de educación a distancia. 

El presente relato de experiencia pretende presentar el proceso de diseño del curso Atención al Cuidado de la Salud de la Persona de la Tercera Edad, de la Universidad Abierta del Sistema Único de Salud (UNA-SUS), basado en la perspectiva del nuevo alumno, en los conceptos y teorías de la web 4.0 y en el conectivismo. Esta es la primera experiencia de la UNA-SUS en el montaje de un curso fuera de un ambiente virtual de aprendizaje y adaptado a la lenguaje digital.

      Palavras-chave: idoso. ensino à distância. nativos digitais. Conectivismo. Web 4.0. aprendizado      flexível. alunos da era digital. design de cursos à distância./.../

No comments:

Post a Comment