Sunday, February 05, 2017

Obesidade Infantil


Do AMICOR Reginaldo Albuquerque (Brasília)
DIRETRIZES DE 2017 DA SOCIEDADE AMERICANA DE ENDOCRINOLOGIA PARA A OBESIDADE INFANTIL .

A Sociedade Americana de Endocrinologia acaba de liberar as Diretrizes para o diagnóstico e tratamento da Obesidade Infantil. O documento anterior era de 2009.   A obesidade infantil permanece sendo um problema muito importante na saúde dos americanos, pois 17 % das crianças e dos adolescentes estão obesas.  

A boa nova é que a obesidade infantil ficou estável nos últimos anos. A má notícia é que aumentou  o número de crianças com quadros graves de obesidade. A chamada obesidade extrema.

As crian
ças acima de 2 anos, são consideradas obesas quando tem um IMC acima do percentil 95% ou acima de >35 kg kg/m2 dependendo da raça.  Crianças com estes níveis de obesidade devem ser investigadas sobre a presenças de outras patologias como diabetes, dislipidemia e hipertensão.  As crianças que ficarem obesas muito cedo deverão ser submetidas a testes genéticos procurando as causas raras de obesidade. 

Quanto ao tratamento as mudanças no estilo de vida continua sendo a principal recomendação. Os tratamentos com cirurgia bariátrica não são recomendados em crianças abaixo de 12 anos e devem ser considerados como último recurso.
A carga de atividade física recomendada é de pelo menos 20 minutos por dia  idealmente deveria ser 60 minutos  de um forte exercício 5 vezes por semana. As horas-tela não deve ultrapassar 2 horas/dia

Os tratamentos com medicações não devem ser aconselhados antes dos 16 anos e por fim lembra que a abordagem nutricional da família é de fundamental importância.
Fonte: J Clin Endocrinol Metab. Published online January 31, 2017. Abstract
Área de anexos

No comments:

Post a Comment