Saturday, July 29, 2023

AMICOR 3.147 (26)

 AMICOR 3.147 (26) em construção

# Com a Dra. Valderês Antonietta Robinson Achutti (*13/06/1931+15/06/2021)

Na Muralha da China em 2001

#Slideshow: 108 fotos de abertura Clicar em apresentação

#Re-Publicando artigo meu

Aloyzio Achutti. Médico.
(artigo enviado para ZH, com pouca esperança de publicação, mas o foi no dia 13/08/2016)

“Olimpíada 2016” polariza mídia e atenção. Será pela importância do exercício, caminho para a longevidade e fonte de saúde física e mental? Contrapõe-se à tendência progressiva para o sedentarismo, trocando músculos, esqueleto e sistema nervoso, por equipamentos informatizados e automáticos, facilitando comunicação e operação a distância, sem sair do mesmo lugar. Movimentos, são evitados, até os de apertar botões ou dedilhar teclado, utilizando-se cada vez mais comandos de voz.

A emulação do esporte leva multidões aos estádios, mas deixa a imensa maioria na platéia, apenas assistindo  competições entre os poucos selecionados.
Provavelmente a atração não está no valor do exercício, mas provém de arquétipos relacionados com o abate de uma caça e a dominação de território. A conquista e a vitória se acompanham de prazer, e acionam nosso poderoso sistema nervoso de recompensa. O estresse físico e mental da disputa e da expectativa, mobiliza catecolaminas capazes de produzir euforia, funcionando como compensação e fonte adicional de prazer.
No pódio somente subirão três, embora todos tenham sonhado lá chegar. Até a torcida, na imaginação de cada um. Quase todos, em contato com a realidade, terão que sublimar as frustrações, e apelar para o chamado “espírito esportivo” respeitando os demais, e conformando-se com a glória de ter competido, podendo ser este até um ganho adicional, ao se distinguir da população geral que ficou assistindo.
Num mundo tão desigual, onde muitos ficam expostos e estimulados a desejar as benesses alcançadas por poucos, tem-se pouco estudado o peso das frustrações. Estamos equipados para correr em busca do prêmio e do prazer. Aprendemos facilmente e tendemos a recorrer o caminho do sucesso, e fugimos do desconforto e da dor. Quando não conseguimos esquecer o insucesso buscamos consolo e remédios para neutralizar o desprazer. Tais alternativas para acalmar o sistema de recompensa - como substâncias psicoativas, drogas e violência - são frequentemente nocivas e podem explicar comportamentos destruidores de desiludidos, especialmente quando em ação grupal.
Nossa repulsa pela frustração provavelmente é responsável  pela alimentação de fantasias, imaginando-nos no lugar daqueles poucos que conseguem se aproximar de metas, cada vez mais difíceis de atingir.
Fala-se muito nos capeões que alcançam ou superam os limites da capacidade humana, pouco nos riscos dos extremos - não sinônimos de saúde. Saudável é o exercício sistemático, continuado, moderado, adequado para a compleição física de cada um, e sem estresse exagerado.
Obviamente, deve haver muito mais interesses por trás da competição e da conquista do pódio, do que benefícios para a saúde da população...

#ELSEVIER


#Academia SR MEDICINA

#

#HMV

#SBC

#AMRIGS


#Neuroscience:  Golghi Apparatus

#
 

COMPUTER SCIENCE, Q&A

The Cryptographer Who Ensures We Can Trust Our Computers

By ALLISON PARSHALL
Yael Tauman Kalai’s breakthroughs secure our digital world, from cloud computing to our quantum future.

Read article

#Our World in Data

1 comment:

  1. Your blog is truly captivating and packed with valuable and informative content! I'm really grateful for the opportunity you provided me to share my opinion. The effort you've invested in crafting this blog is commendable, and it reflects in the quality of the information presented. I can't wait to dive into your future blog posts, as I'm certain they will be equally fantastic. Keep up the outstanding work, and thank you for enriching our reading experience!

    Here is sharing some COMMVAULT concepts may be its helpful to you.
    COMMVAULT Technologies

    ReplyDelete