Caros amigos e colegas : Gostaria de expor aos colegas brasileiros alguns detalhes que talvez não sejam suficientemente conhecidos por todos com relação à Sexta Conferencia Internacional de Cardiologia Preventiva, realizada em Foz de Iguassú em maio deste ano..
O programa científico foi de total responsabilidade do Council of Epidemiology and Prevention da WHF, e minha atuação foi de Chairman e organizador local, ao lado de Aloyzio Achutti que foi Co-Chairman,
mas sem maior participação nas decisões tomadas pelo Chairman do Conselho, dr. Srinath Reddy.
Me concentrei na divulgação ( que foi intensa) e captação de recursos,os quais foram insuficientes para que pudessemos ter uma representação brasileira e sul-americana mais adequada, diante da falta de patrocinios da indústria farmaceutica ou de alimentos .
Na realidade contamos apenas com o apoio da Becel Flora(Unilever), Sanofi-Aventis (tabagismo e obesidade) e Bayer Health Care(aspirina) , patrocínios conquistados em nivel internacional com o apoio da WHF, sendo que as participações de palestrantes foram de total resposabilidade de suas respectivas áreas internacionais.
Consegui encaixar poucos colegas brasileiros e sulamericanos no programa como Co-Presidentes, justamente aqueles que já estariam participando do evento ou - que poderiam estar viajando com patrocinio próprio, a fim de não gerar despesas, como o caso do dr. Mario Garcia Palmieri.Por absoluta falta de recursos tive até que cancelar a participação de amigos pessoais como os doutores Antionio Bayés de Luna e David Kelly.
A falta de maior participação da SBC se deveu à propria decisão desta entidade, convidada que foi em tempo hábil - bem como seu Presidente, o qual foi convidado à participar da cerimonia Inaugural e dos simpósios conjuntos com a SAC, FAC e WHF .
De qualquer maneira, a SBC credenciou o evento para a revalidação do titulo de especialista e permitiu sua divulgação em seu site , no Jornal da SBC e em vários eventos,inclusive com "stand"em Congressos da SBC.
Sendo assim, espero ter contribuido para a melhor compreensão dos fatos, os quais estiveram acima de minhas possibilidades em contorna-las, dada a intransigencia do Conselho e das limitações impostas pelo rigido orçamento aprovado pela WHF. Felizmente, o evento foi auto-suficiente, face o apoio de outras entidades como por exemplo o NIH, CDC, WHO,International Heart Health, IAHF, além de outras entidades que se fizeram representar e contribuiram financeiramente ou com seus convidados.Se não houve lucro, não houve prejuízos! As entidades argentinas se encarregaram das despesas de seus representantes e a World Heart federation custeou as despesas dos membros de suas diversas comissões e principalmente nos membros de seu Board.
Atenciosamente,
Mario Maranhão
Em tempo: Pela quarta vez consecutiva, a rede Globo vai transmitir um "clip"alusivo ao Dia Mundial do Coração, durante sua programaçãio normal. A exemplo d anos anteriores, a Central Globo de Comunicações, por mim acionada, se encarregou da criação,produção e divulgação do "clip"sem onus para a WHF e a SBC, cujos logos serão estampados.
No comments:
Post a Comment