CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico:
"Uma vacina contra a febre reumática, que afeta milhares de crianças e adolescentes todos os anos, é a prioridade do pesquisador Jorge Kalil. Mais comum entre 7 e 14 anos de idade, quando leva ao envolvimento do músculo cardíaco a doença implica em tratamento para o resto da vida. As pesquisas de seu grupo já resultaram na produção de proteínas recombinantes, humanização de anticorpos, novos testes diagnósticos e ensaios clínicos baseados em vacinas de DNA. “O grande desafio atual está em uma aproximação mais forte com a indústria farmacêutica, o que incrementaria a transferência para a sociedade dos diversos medicamentos gerados no programa”, afirma Kalil.
Os trabalhos são desenvolvidos no âmbito do Instituto de Investigação em Imunologia (iii), fundado em 2001 como parte dos Institutos do Milênio, programa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O iii é formado por um grupo de 31 pesquisadores localizados em seis estados brasileiros, que interagem de modo colaborativo. Juntos, formam uma rede multidisciplinar de grupos de pesquisa com novas abordagens clínicas para doenças de origem imunológica.
Os conhecimentos gerados resultam de estudos em seres humanos, modelos animais e sistemas “in vitro”, utilizando técnicas que incluem a proteômica e a genômica funcional. São objetivos do iii o aperfeiçoamento do tratamento e diagnóstico de alergias, o aumento da tolerância a enxertos, a identificação de moléculas relevantes que possam servir de alvo no tratamento de imunodeficiências e o desenvolvimento de vacinas para febre reumática, esquistossomose, leishmaniose e HIV, além de câncer e doença de Chagas.
O Programa dos Institutos do Milênio permite que cientistas de alta produtividade e de competências complementares atuem sinergicamente na busca de objetivos comuns. Indo do mais fundamental à aplicação clínica, este Instituto do Milênio incorporou o princípio de agilidade técnico-científica que está na essência da proposição do programa.
Gaúcho de Porto Alegre, o professor Jorge Elias Kalil Filho já é um dos mais produtivos cientistas da história do país. Apresentou 913 trabalhos em congressos, tem 31
No comments:
Post a Comment