Translate AMICOR contents if you like

Wednesday, November 21, 2007

Conferência Mundial sobre o Desenvolvimento de Cidades

Nome Oficial da Conferência: Conferência Mundial sobre o Desenvolvimento de Cidades: Inovação democrática e transformação social para cidades inclusivas no século 21
Promoção: Prefeitura de Porto Alegre (Rio Grande do Sul, Brasil), Ministério das Cidades, Prefeitura de Roma, Itália, Governo do Estado do Rio Grande do Sul e Confederação Nacional de Municípios (CNM).
Apoio: UNESCO, UN-HABITAT, Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e Banco Mundial (BIRD).
Parceria: CGLU – Cidades e Governos Locais Unidos, Federação Latino Americana de Cidades, Municípios e Associações (FLACMA), OIDP – Observatório Internacional de Democracia Participativa, CISDP – Comissão de Inclusão Social e Democracia Participativa do Fórum de Autoridades Locais, CIGU – Centro Internacional de Gestão Urbana, Aliança de Cidades/Cities Alliance, Associação Internacional de Prefeitos Francófonos (AIMF), Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (FAMURS), EXPO BRASIL Desenvolvimento Local, RED DETE-ALC, Observatório das Metrópoles, Oficina Municipal, Instituto Brasileiro de Gestão Municipal, ¿Bogotá Cómo Vamos? e dezenas de instituições nacionais e internacionais.
Realização: Cidade de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil, de 13 a 16 de fevereiro de 2008.
Objetivo principal: Captar a diversidade de iniciativas de inovação e transformação social que vêm surgindo nos últimos anos, criando um ambiente de reflexão coletiva, de discussão e apresentação de experiências, que permita uma abordagem da temática do desenvolvimento de cidades de modo mais orgânico ou sistêmico, focalizando, para tanto, quatro grandes temas centrais: 1) Direito à Cidade (Políticas Locais sobre Direitos e Responsabilidades dos Cidadãos); 2) Governança e Democracia em Cidades (Experiências Inovadoras de Gestão e Participação Democrática); 3) Desenvolvimento Local em Cidades; e 4) Sustentabilidade e Cidade-Rede.
Destaque: Como ponto alto da Conferência, ocorrerá uma ampla discussão sobre os critérios para inventariar boas práticas de governança e indução do desenvolvimento local em cidades inclusivas. A própria realização da Conferência já será uma oportunidade para mapear experiências inovadoras de gestão e participação democráticas em cidades, as quais serão convidadas a apresentar e debater suas iniciativas em múltiplos painéis e oficinas ao longo do encontro.
Público-Alvo: Gestores públicos (prefeitos, vereadores e operadores de políticas públicas), acadêmicos e especialistas, lideranças comunitárias e, enfim, a todos os promotores governamentais, empresariais e sociais de experiências de participação democrática focalizadas em territorialidades urbanas e voltadas para a indução do desenvolvimento local em cidades.
Formato: 400 horas de atividades, distribuídas nos 4 dias do evento, em seis tipos de atividades: Mesas de Abertura, Conferências Magnas, Oficinas, Painéis, Comunicações e Minicursos.

No comments: