Translate AMICOR contents if you like

Saturday, May 31, 2008

Fumacê..., por Aloyzio Achutti*

Artigos - Fumacê..., por Aloyzio Achutti*
Que fumar não faz bem para a saúde, todo mundo sabe, mas não são bem avaliados ainda os riscos da fumaça produzida pelo cigarro.Muitos fumam buscando um alívio para problemas psíquicos; e pode-se imaginar que atrás da fumaça de um cigarro haja sempre alguém com problemas e, no mínimo, com baixa auto-estima. Sabendo dos riscos notórios para a saúde, ninguém que se preze pode fumar.
A nicotina tem efeitos antidepressivos e se diz que o cigarro é o psicotrópico mais largamente usado no mundo, de baixo custo - se comparado com os medicamentos - e sem necessitar prescrição médica.
Aliás, pelos médicos é proscrito, e não prescrito.
A desculpa do fumante é que "cada um se mata como pode" e que "ninguém tem nada a ver com isso". Embora defensores extremados do livre-arbítrio dos suicidas possam aceitar essa saída, não devem admitir que sejam também "assassinos" potenciais...
Na comemoração do Dia Mundial sem Tabaco, 31 de maio, é importante saber que somente 20% da fumaça produzida pela queima do cigarro o fumante aspira diretamente, o restante enche e polui o ar e termina sendo também absorvido, se o ambiente for fechado.Daí já se depreende que fumar em ambiente fechado faz muito mais mal para qualquer um do que ao ar livre.
Mas a segunda constatação é que o circunstante está exposto aos 80% da fumaça produzida e, portanto, correndo também alto risco de sofrer das mesmas conseqüências que afetam o fumante.
Isso é verdade para todos os malefícios da fumaça: bronquite, enfisema, sinusite, asma, conjuntivite, catarata, câncer de pulmão, câncer de bexiga, qualquer outro tipo de câncer, envelhecimento precoce da pele, impotência sexual, mas também para as artérias coronárias, cerebrais, das pernas, e todo o sistema circulatório.
Se alguém duvidar, e ainda não tiver perdido o olfato pela exposição crônica à fumaça, basta cheirar as roupas depois de ficar algum tempo em ambiente fechado com fumantes. Se a pessoa exposta for um cardiopata e tiver já problemas isquêmicos, as conseqüências são ainda piores, podendo acelerar-se o processo da doença e até provocar crises que podem ser fatais.
Para os fumantes inveterados, portanto, sugere-se que ao acender um cigarro, olhem para os lados, e não simplesmente peçam licença para cometer a obscenidade, mas também perguntem se há alguém com problemas cardíacos. E para esses, sugere-se que acionem o agressor na Justiça, solicitando compensação por danos físicos.
Perdoem-nos por estimular a guerra entre fumantes e não-fumantes, mas também é justo que "cada um se defenda" como pode...
*Membro da Sociedade Brasileira de Cardiologia

No comments: