Translate AMICOR contents if you like

Wednesday, December 03, 2008

RENAME 2008: Relação Nacional de Medicamentos Essenciais

De: Rosa Sampaio Vila-Nova, 
Coordenadora Nacional de HA e DM
Departamento de Atenção Básica
Secretaria de Atenção à Saúde
Ministério da Saúde
(61) 3325.6388
www.saude.gov.br/dab


É com grande satisfação que apresento a Relação Nacional de Medicamentos Essenciais – RENAME 2008, ao tempo em que registro sua função estratégica para o Sistema Único de Saúde, e em especial, para a Política de Assistência Farmacêutica.
Na direção dos preceitos defendidos pela OMS/OPAS e em estreita consonância com as práticas do Uso Racional de Medicamentos, o Brasil tem conseguido revisar e atualizar sistematicamente a sua RENAME. É um esforço técnico, científico e de gestão, o qual contribui para a permanente qualificação do cuidado em saúde e deve elevar a confiança da sociedade no Sistema Único de Saúde.
A RENAME deve ser o instrumento mestre para as ações de planejamento, seleção de medicamentos e de organização da assistência farmacêutica no âmbito do SUS. Aos gestores estaduais e municipais, deve subsidiar a elaboração e pactuação de suas Relações de Medicamentos. Às equipes de saúde, em especial aos prescritores, a RENAME, juntamente com o Formulário Terapêutico Nacional, pode ser um importante auxilio na escolha da melhor terapêutica. À população e usuários do SUS, a RENAME expressa um compromisso com a disponibilização de medicamentos selecionados nos preceitos técnico-científicos e de acordo com as prioridades de saúde de nossa população.
José

No comments: