Translate AMICOR contents if you like

Thursday, June 07, 2012

Transplante Cardíaco

Caros AMICOR,
Este artigo, publicad na ZH de hoje, foi escrito por um primo meu, filho de um de meus tios médicos - Ary Cechella (1922-1977) - nascido quando eu estava nos primeiros anos da Faculdade. Lembro-me quando ele veio a Porto Alegre trazendo o filho nos braços, com menos de um ano de vida, com dispnéia e o diagnóstico fora de pneumonia. Como ele não melhorasse com os tratamentos, resolveu ministrar-lhe Digitaline Nativelle, com o que ele ficou bem, desenvolveu-se, fez curso superior de educação física e foi atleta, campeão gaúcho de natação. Submeteu-se a um transplante cardíaco a 23 anos e vai muito bem.

07 de junho de 2012 | N° 17093

ARTIGOS

Um novo tempo de vida, 

por João Carlos Cechella*

São poucas as pessoas que tiveram uma nova oportunidade de vida como a que eu tive. É incrível poder dizer que eu estou há 23 anos vivendo com coração de outra pessoa. Recentemente comemorei o aniversário de meu transplante de coração, feito dia 16 de maio de 1989, e recordar é como lembrar toda uma vida. Foram muitos os obstáculos superados.

Antes disso, eu, um atleta, jamais tinha pensado na possibilidade de meu coração falhar.

Mas ele falhou e o medo de morrer foi uma constante através das paradas cardíacas enfrentadas até a realização do transplante de coração.

Na época da realização do mesmo, a certeza de sucesso era imprevisível. Poucos transplantes de coração haviam sido feitos no mundo. E fazia muito pouco tempo que havia sido retomada a técnica de transplante cardíaco no Brasil pela equipe de cirurgia cardiovascular do Instituto de Cardiologia do RS, liderada pelo professor Ivo Nesralla, após o surgimento do medicamento de controle de rejeição do órgão, a ciclosporina.

Aos poucos, todos os problemas pós-transplante foram sendo superados e minha vida retornou a normalidade. É lógico que com outra forma de ver o mundo, pois quem passou por essa experiência passa a enxergar a vida com outro olhar. Ou seja, a grosso modo você passa a valorizar também todos os pequenos detalhes do dia a dia. Para um transplantado, cada dia que passa é uma vitória e ela mostra como é importante a questão da doação de órgãos. O ato de solidariedade de uma família doadora possibilitou eu estar escrevendo esta mensagem.

Agradeço publicamente e eternamente a essa família e aproveito a oportunidade para convidar os que estão me lendo neste momento a refletir sobre a doação de órgãos.

Sugiro que conversem com a sua família e tomem a decisão de doar. “Não leve seus órgãos para o pa-raíso... O paraíso sabe que nós precisamos deles aqui.”
*TRANSPLANTADO CARDÍACO NO INSTITUTO DE CARDIOLOGIA DO RS

No comments: