Translate AMICOR contents if you like

Tuesday, October 08, 2013

Desigualdade

Opinião Econômica - Desigualdade

Aumento real do salário-mínimo elevou custo do trabalho, mas colaborou para melhora do IDH
Benjamin Steinbruch
FOLHAPRESS/JC
Steinbruch é diretor-presidente da CSN e primeiro-vice-presidente da Fiesp
Steinbruch é diretor-presidente da CSN e primeiro-vice-presidente da Fiesp
Em julho, muita gente se surpreendeu com os dados divulgados pelo Pnund (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento). Em duas décadas, entre 1991 e 2010, o Índice de Desenvolvimento Humano Municipal no Brasil cresceu 47%. De uma média de 0,493 em 1991, considerada “muito baixa” para os padrões mundiais, o índice passou para 0,727 em 2010, considerada “alta”.

O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é calculado levando em conta três indicadores - longevidade, educação e renda da população - e varia de zero a um. Quanto mais próximo de um, maior é o desenvolvimento. Com esse índice, o Brasil ainda está longe de se alinhar a países mais avançados em matéria de desenvolvimento humano, mas se coloca entre os 15 que mais conseguiram crescer nessa área.

Os dados e as análises feitas logo após a divulgação do Pnud mostram que a educação foi o quesito que mais melhorou no País nesses 20 anos, puxado por índices quantitativos, principalmente o aumento do número de crianças e jovens nas escolas. Entre 1991 e 2010, os brasileiros adultos com o Ensino Fundamental completo passaram de 30,1% para 54,9% da população. Entre as crianças de cinco a seis anos, a parcela daquelas que frequentavam a escola aumentou de 37,3% para 91,1%. /.../

No comments: