Translate AMICOR contents if you like

Wednesday, September 27, 2017

Ângelo Domingo Pretto

Dia 09 de Outubro 2017 de Angelo Domingo Pretto nosso cliente e amigo: Parabéns!

ALMANAQUE GAÚCHO

Remoendo uma bela história

Angelo Domingo Pretto, aos 85 anos, tem justo orgulho da sua trajetória. Mais do que isso, além de um reverente reconhecimento pelo esforço dos seus antepassados, ele deposita serena confiança no futuro, representado pelos descendentes encarregados de levar adiante o empreendedorismo familiar herdado do passado.
Agora, na maturidade, quando poderia unicamente desfrutar da cômoda estabilidade que a vida lhe proporcionou, ele, inquieto e consciente do valor histórico da saga de sua família, quatro anos atrás, apanhou uma caneta e um caderno pautado e decidiu registrar suas memórias.
Foi dessas anotações que o jornalista Geraldo Hasse partiu, junto com Domingo, para transformar aquele sincero depoimento no livro De um Só Grão Não se Faz Pão - Memórias do Fundador do Moinho Estrela, cujo lançamento será às 18h30min da próxima segunda-feira, dia 9, no Instituto Ling (Rua João Caetano, 440, bairro Três Figueiras, Porto Alegre).
Angelo Domingo Pretto vem de uma família de imigrantes italianos. No final dos anos 1930, seu pai, José Pretto, um ex-tropeiro no Vale do Taquari, que havia se estabelecido como comerciante, abriu o caminho empresarial construindo o primeiro moinho de grão de trigo da comunidade de Xaxim, interior de Lajeado.
Em 1967, foi a vez de Domingo, juntamente com alguns parentes, criar o Moinho Estrela, que recebeu o nome em homenagem à cidade de origem. Hoje, o Grupo Estrela é formado pelas empresas Moinho Estrela; a fábrica de pães e lanches congelados Panfácil; a Mesasul, especializada no fornecimento de cestas básicas de alimentação e de higiene; e a Presete, do segmento imobiliário. A gestão das empresas é feita por membros da segunda e da terceira geração da família.
O apoio dos filhos, o resgate dos manuscritos, fotos, documentos, histórias e visitas resultou nessa obra de 280 páginas, que oferece importante contextualização da história da economia do Rio Grande do Sul e do Brasil.
Não por acaso, a grande família do Grupo Estrela, que inclui 650 colaboradores diretos e 150 indiretos, chega aos 50 anos seguindo o exemplo e a inspiração do fundador.



No comments: