Translate AMICOR contents if you like

Saturday, April 27, 2019

Europa Cristã?


O Incêndio na Notre Dame e a Destruição da Europa Cristã
por Guy Millière  •  27 de Abril de 2019
Facebook  Twitter  Addthis  Enviar  Imprimir
  • Apenas uma hora após as chamas começarem a subir na Catedral de Notre Dame, quando não havia a menor possibilidade de explicar as causas do incêndio, as autoridades francesas se apressaram em adiantar que o incêndio ocorreu em consequência de um "acidente" e "incêndio doloso foi descartado." As declarações soaram como todas e quaisquer declarações oficiais feitas pelo governo francês após a ocorrência de ataques na França na última década.
  • O incêndio na Catedral de Notre Dame ocorre justamente quando ataques contra igrejas na França e na Europa estão se multiplicando. Mais de 800 igrejas foram atacadas na França só no ano de 2018.
  • As igrejas na França estão vazias. O número de padres está diminuindo e os padres que estão na ativa na França estão muito velhos ou vêm da África ou da América Latina. Agora a religião dominante na França é o Islã. Todos os anos igrejas são demolidas para dar lugar a estacionamentos ou shopping centers. Mesquitas estão sendo construídas em todos os lugares e estão lotadas.

O fogo que destruiu grande parte da Catedral de Notre Dame, no coração de Paris, é uma tragédia irreparável. Ainda que a catedral seja reconstruída, ela jamais será a mesma. (Foto: Veronique de Viguerie/Getty Images)
O fogo que destruiu grande parte da Catedral de Notre Dame, no coração de Paris, é uma tragédia irreparável. Ainda que a catedral seja reconstruída, ela jamais será a mesma. Vitrais e importantíssimas estruturas arquitetônicas foram seriamente danificadas e a moldura de carvalho totalmente destruída. A flecha da catedral era uma obra de arte sem igual. Ela foi desenhada pelo arquiteto Eugène Viollet-le-Duc que restaurou a catedral no século XIX, baseando seu trabalho em registros do século XII.
Continue lendo o artigo
Reação de um amigo meu - Professor de Direito Canônico: Alexandre Gruszynski:
Vejo que o pensador autor do artigo seja deveras pessimista...   ou tradicionalista?

Há uma informação totalmente errada no texto, a questão da propriedade das igrejas. Na época da Revolução Francesa todas as propriedades da Igreja foram confiscadas (e não em 1905!), e é por isso que Notre Dame de Paris pertence à República Francesa, estando cedida para o culto católico.  Daí que a responsabilidade pela reconstrução seja da República e não da Igreja...    
O que aconteceu em 1905 foi que a partir de uma Lei desse ano as igrejas passaram a poder edificar seus templos (tenho a lei em algum lugar, não vou procurar agora...).  Assim, os locais de culto edificados após 1905 não pertencem ao Estado Francês, mas à comunidade religiosa que os edificou.

A minha primeira reação, que te comuniquei logo que me mandaste a notícia do incêndio (ou vice-versa), foi que teria sido provocado por algum fumante.   E essa hipótese passou a ser uma das consideradas pela investigação em curso.

Não haja dúvida quanto à queda de participação das populações na Igreja, especialmente católica, mas daí partir para acusar os islâmicos....

No comments: