Através do Dr. Marcelo Blaya Peres
Páscoa
Tânia Maria Baibich e Marcelo Jugend
12 de abril de 2020.
É domingo.
Boris Johnson, Primeiro Ministro do Reino Unido, discípulo dileto e declarado de Margaret Tatcher, afirmaque deve a vida ao sistema público de saúde(https://www.metropoles. com/mundo/boris-johnson- recebe-alta-devo-a-vida-ao- servico-de-saude)..
Sua mestra, paladina do Estado Mínimo, se revolve no túmulo.
A Organização Mundial da Saúde nomeia a Fundação Osvaldo Cruz, instituição pública federal brasileira de pesquisa, dedicada à formação de recursos humanos para a área de ciência e tecnologia, como a única entidade de referência para o estudo do coronavírus na América do Sul (https://odia.ig.com.br/rio- de-janeiro/2020/04/5898112- oms-nomeia-fiocruz-como- referencia-de-estudo-do- coronavirus-na-america-do-sul. html).
Os Chicago Boys como Paulo Guedes (pupilos da teoria econômica ultraliberal consagrada na universidade de Chicago), também “devotos” do Estado Mínimo, perdem o chão.
Quando o mundo, diante da COVID-19, se percebe tão indefeso quanto estava há 700, 500 e 100 anos atrás,quando enfrentou respectivamente a peste negra, a peste bubônica e a gripe espanhola, todas as pessoas, ricas oupobres, negras, brancas, amarelas ou vermelhas, orientais ou ocidentais, voltam seus olhos assustados para os pesquisadores, clamando, de maneira pungente, por socorro e uma saída.
No Brasil, a maciça maioria dos pesquisadores é formada em instituições públicas.
Na linha de frente do combate direto à pandemia que apavora o mundo, lutam com competência e heroísmo outros profissionais de saúde, também majoritariamenteformados em cursos públicos, sejam superiores outécnicos.
Toda a capacidade do país para enfrentar o coronavírus se funda na estrutura de um dos maiores (senão o maior) sistema público de saúde do mundo, o SUS, até ontem ainda execrado publicamente pelos neoliberais (entre os quais o próprio ministro da saúde, que hoje a ele se rendeu).
Francisco, o Papa da justiça social, em sua mensagem de Páscoa, pediu aos cristãos que sejam “mensageiros da vida em tempos de morte”. Com a licença do pontífice, queremos nós, na condição de judeus como foi Cristo,estender a conclamação a todos os homens e mulheres do mundo.
É domingo, 12 de abril de 2020. A função social do Estado ressuscitou.
Feliz Páscoa a todos.
_________________________
Tânia Maria Baibich é Psicóloga, Mestre em Educação e Doutora em Psicologia Social. Professora Titular aposentada da Universidade Federal do Paraná (1988/2016), foi Pró-Reitora de Extensão e Cultura da UFPr (1994/1998) e pesquisadora do Conselho Nacional de Desenvolvimento da Pesquisa - CNPq (2010/2016).
No comments:
Post a Comment