Ontem foi apresentada uma dissertação de mestrado cujo resumo segue abaixo, pela Dra. Lizia Maria Meirelles Mota, utilizando a mesma matriz da distribuição de indicadores de desenvolvimento humano já utilizada pra Doenças Cardiovasculares, para Doenças respiratórias e para espectativa de vida. Parabéns para Dra. Lisia.
DISSSERTAÇÃO DE MESTRADO PROFISSIONAL
DE EPIDEMIOLOGIA: GESTÃO DE TECNOLOGIAS EM SAÚDE
Por Lizia Maria Meirelles Mota, Orientador: Prof. Dr. Sérgio Luiz Bassanesi. Co-orientador: Prof. Dr. Roger dos Santos Rosa
RESUMO:
Este dissertação busca investigar a associação entre a distribuição espacial das internações hospitalares e fatores demográficos e socioeconômicos em Porto Alegre. De um número inicial de 102.215 internações hospitalares ocorridas no município entre julho de 2005 a junho de 2006, obtivemos 92.148 com endereços válidos, contendo as variáveis relacionadas à internação (hospital, causa, data e tempo de permanência) e ao paciente (sexo, idade e endereço). Os endereços das internações foram geograficamente distribuídos nos respectivos bairros de Porto Alegre e estratificados por variáveis a fim de analisar o perfil sócio demográficos destes. As taxas de internações hospitalares (excluídos as por partos) por bairros em Porto Alegre apresentaram um padrão espacial de distribuição não aleatório, sendo menores na região central da cidade, provida de condições socioeconômicas melhores. Entretanto, este comportamento não foi observado em taxas de internações por procedimento de alto custo, representado por angioplastias. Mesmo assim, o SUS mostrou-se equitativo em se tratando de internações hospitalares, pois propiciou acesso proporcionalmente maior às mesmas em maior número às regiões mais carentes, representadas por estratos de piores índices socioeconômicos. Encontramos correlações das taxas gerais de internações (excluídos partos) com as variáveis independentes taxa de fecundidade, coeficiente de mortalidade externa e renda, sendo esta última a mais altamente significativa (p=0, 0000002). Isto evidencia a influência de determinantes sociais em internações hospitalares pelo SUS no município. Salientamos que os achados neste estudo podem embasar os gestores públicos municipais de saúde a decidir sobre localização de serviços hospitalares de saúde.
Palavras-chave: Internações. Determinantes Sociais. Distribuição Espacial.
ABSTRACT
Keywords: Admissions. Social Determinants. Spatial Distribution.
No comments:
Post a Comment