Translate AMICOR contents if you like

Friday, July 10, 2009

Entrevista com José Manoel Bertolote

ABEAD (10/07/2009)

Graduado em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas e Biológicas de Botucatu (Unesp) e com Mestrado em Psiquiatra Social e Transcultural pela McGill University de Montreal, no Canadá, José Manuel Bertolote é o entrevistado da semana. Durante 20 anos foi coordenador da equipe de transtornos mentais e neurológicos na sede da Organização Mundial da Saúde, em Genebra. Membro do Conselho Consultivo da Abead, atualmente é professor colaborador do Departamento de Neurologia, Psicologia e Psiquiatria, da Faculdade de Medicina de Botucatu (Unesp). Confira a entrevista!

1. No recente relatório mundial sobre drogas divulgado pela ONU, o Brasil foi apontado como o maior mercado consumidor de cocaína da América do Sul e está entre os líderes no uso de drogas injetáveis. Por que chegamos a este ponto?

Primeiramente devemos considerar como são levantados esses dados. Normalmente esses dados são decorrentes de informações obtidas com a repressão, ou seja, com a polícia. Portanto se supõe que quanto mais drogas são apreendidas, maior é o consumo. /.../

No comments: