Translate AMICOR contents if you like

Thursday, September 25, 2014

Teor Gordura e DM

Produtos laticínios com alto teor de gordura estão ligados a menores riscos de diabetes tipo 2

  • APA
  • 243 Visualizações
    3 estrelas
Produtos laticínios com alto teor de gordura estão ligados a menores riscos de diabetes tipo 2
Os tipos de alimentos que diminuem ou contribuem para a diminuição do risco de diabetes tipo 2 (DMT2) ainda não são totalmente conhecidos. Um estudo sueco de longo prazo apresentado este ano no encontro anual da Associação Europeia para o Estudo da Diabetes (European Association for the Study of Diabetes, EASD), em Viena, Áustria, revelou que o consumo de produtos laticínios com alto teor de gordura está associado a um menor risco de desenvolver diabetes.
Para seu estudo, pesquisadores do Centro de Diabetes da Universidade de Lund, em Malmö, analisaram dados de 26.930 indivíduos (60 por cento mulheres), com idades entre 45 e 74 anos, de uma coorte de base populacional para câncer e dieta de Malmö. Durante 14 anos de acompanhamento, foram identificados 2.860 casos de DMT2. Os participantes foram classificados segundo sua ingestão alimentar e divididos em cinco grupos, que os cientistas usaram para calcular o risco de diabetes.
Eles observaram que o alto consumo de produtos laticínios com alto teor de gordura foi associado a uma incidência 23 por cento menor de DMT2 no quintil de participantes com maior consumo (mediana = 8 porções/dia) comparado ao quintil de menor consumo (mediana = 1 porção/dia). Em particular, creme de leite e leite fermentado com alto teor de gordura reduziram o risco de desenvolver diabetes, enquanto não foi observada associação entre a ingestão de produtos com baixo teor de gordura e o risco de desenvolver diabetes tipo 2.
O consumo elevado de carne e derivados da carne foi, independente do teor de gordura, associado a um risco aumentado, mas o risco aumentado foi maior para carnes com baixo teor de gordura, com o risco de diabetes tipo 2 para carnes com alto teor de gordura sendo 9 por cento maior e, para baixo teor de gordura sendo 24 por cento maior.

No comments: