Translate AMICOR contents if you like

Wednesday, May 17, 2017

2815 - AMICOR 20


AMICOR 20 ANOS - 17/05/1997 - 2017

É uma satisfação conseguir chegar aqui durante todos esses anos, graças à colaboração dos AMICOR, ao incentivo dos amigos conhecidos e dos visitantes que não conheço pessoalmente, mas sabendo que se existem interessados é porque tem gente que aproveita e aprecia o trabalho de busca da informação e seleção.
Como já ficou expresso na introdução dessa atividade sobre seu propósito de colocar a disposição de amigos e visitantes aquilo que para mim me parece interessante, para examinar no ato ou para guardar para ver com detalhe mais adiante, inclusive com uma fonte de pesquisa por palavras chave (esta é uma das funções que pretendo aperfeiçoar, reduzindo e concentrando o número de “tags” para disciplinar e facilitar as buscas).
Hoje existem programas que facilitam o armazenamento de conteúdos que se quer guardar para uso ulterior, como Pocket, Evernote, LogMein e outros que também utilizo quando tenho dúvidas sobre o interesse mais geral.
Independentemente do prazer em saber que há gente que tira proveito dessa atividade, ela me estimula a me manter atualizado e continuar atento para mim mesmo.
Alguns colegas como Maria Inês Reinert Azambuja e Reginaldo Hollanda Albuquerque tem me ajudado com certa frequência e quero aqui deixar expresso meus agradecimentos. Não conseguiria citar todos os outros com participação eventual.
Nunca foi necessário contratar pessoal auxiliar, o custo portanto é nulo, o retorno é o aproveitamento próprio e a satisfação de me sentir acompanhado.
Sempre lembro do padrinho Eduardo de Azeredo Costa que batizou a rede inicial como AMICOR porque quando usava somente e-mail com os 23 membros iniciais, começava as mensagens com a saudação “Caros Amigos do Coração” . O Seminário de dez dias sobre Epidemiologia e Prevenção de Gramado de 01 a 10 de maio de 1997 que terminou com a elaboração da Declaração de Gramado foi o ponto de partida, enquanto circulamos por correio eletrônico a versão preliminar da Declaração, dando-a por concluída no dia 17 há vinte anos atrás. Tiveram papel importante nesse início Bruce B. Duncan, Lúcia Campos Pellanda e Ricardo Stein responsáveis comigo por um recente Editorial para os Arquivos Brasileiros de Cardiologia, acessível através do endereço:
No início pensava que poderia ser um lugar de discussão e elaboração de ideias, mas tudo indica que se resumiu num espaço em que ponho a vista minha mente para compartilhá-la com amigos, mesmo sem um efetivo diálogo.
Já nos adaptamos a diversos formatos, adotando com pequenas variações o de BLOG logo que surgiu em 2004.
Professor Bernard Lown em julho de 1997 lançou em Montreal um site chamado ProCOR com sólida infraestrutura, o que me apontou estar caminhando em direção certa. Convidou-me para fazer parte de um painel assessor internacional  e usamos nosso nome AMICOR em iniciativas semelhantes que surgiram em vários países, mas de duração relativamente curta. O próprio ProCOR - como poderão ver adiante em mensagem do Professor BL - deixou de existir a partir de 2007, desde que as redes sociais e outras iniciativas e fontes de informação foram aparecendo.
Quando soube da iniciativa HONcode, registrei nosso site, mas no último ano, além de ter que pagar pelo registro surgiram diversas exigências burocráticas que me fizeram desistir por não condizentes com a simplicidade do Blog AMICOR.
As postagens vão sendo feitas na medida em que as encontro ou as recebo como sugestão. Há já vários anos tenho enviado um “e-lert” com as postagens da semana, geralmente aos domingos, para uma lista chamada AMICOR cujos endereços conheço. Com o crescimento das redes sociais também coloco uma chamada no Google+, no Facebook, no Twitter e no Linkedin.
Serão bem vindos comentários positivos ou negativos, correções, e sugestões. Dos mais de cincoenta participantes do Seminário, alguns dos primeiros 23 que usavam e-mail ainda permanecem na lista mas a maioria trocou de endereço e alguns perdi. Gostaria muito de receber um retorno de alguns cujo endereço não tenho mais, bem como dos outros que não usavam correio eletrônico em 1997, mesmo que nos visitem diretamente através dos anúncios semanais.
Enquanto puder e tiver o apoio e interesse dos amigos pretendo continuar por mais algum tempo com esta atividade, sempre atento a sugestões e recomendações de quem me acompanha para nos mantermos atualizados e melhorar.   
A seguir alguma estatísticas coletadas a partir de nosso sétimo ano de existência e depois mais algumas informações sobre nosso início e do Professor Bernard Lown.

Palavras Chave

Como já mencionei, penso em reorganizar e dar mais funcionalidade às palavras chave para busca, mas desde já é possível procurar entre todas e colocar em busca. Para dar uma ideia vou listar abaixo aquelas mais frequentes e com uma incidência superior a 200 postagens:
  1. Neurologia
  2. Medicina geral
  3. Desigualdade
  4. IT
  5. Psicologia
  6. Dieta/nutrição
  7. Cardiologia geral
  8. Cultura
  9. Doença de Alzheimer
  10. AMICOR
  11. Epidemiologia
  12. Tabagismo
  13. Prevenção
  14. Envelhecimento
  15. Drogas


Desde 2004 usando BLOG

Postagens publicadas


Visualizações de página de hoje

7.980


548


Visualizações de página de ontem

980


Visualizações de página do mês passado

20.556


Histórico de todas as visualizações de página

628.704


Visualizações página/país no último mês

Gráfico dos países mais populares entre os visualizadores do blog
Entrada
Visualizações de página
Rússia
3.590
Estados Unidos
1.766
França
483
Noruega
350
Brasil
229
Alemanha
92
Coreia do Sul
55
Ucrânia
31
Holanda
19
China
17


18/04/2017. Mensagens do Professor Bernard Lown:
“Dear Aloizio,


It has been an age since we have corresponded. I regret this. After retirement in 2007 ProCor came to an end. In large part Twitter, iPhones  FaceBook, have opened effective means of communication, making our small effort redundant. For a time we had a historic role and a worthy mission. What is the situation in Brazil? We are aware of the political corruption and turmoil.


The Harvard School of Public Health has started a Lown Scholar’s program. These are recruited from Latin America, Cuba, Africa, India the Middle East and Bengladesh. They are physicians in mid career who need help in their work on non communicable disease. By help I mean mentoring as well as fiscal support. So far we have recruited 36 distinguished physicians. Each year we select 6 to 8 additional Scholars.


I appreciated your message that came via my granddaughter Melanie.


With every good wish,
Bernard Lown”


Em 08/05/2017 nova mensagem em resposta a minha notícia sobre divulgação da Declaração de Gramado no site da NCBI citando-o :
“Dear Aloizio


Thanks for sending along the historical Gramado declaration. We began  a similar enterprise roughly at the same time. I believe there is even more need now of initiatives such as Amicor and ProCor. The flow of misinformation and poor science is at an all time high. As Trump diminishes funding for the NIH and other scientific bodies the problem will aggravate.
With Warm Regard”



5 comments:

Sergio Zylbersztejn said...

Estimado Prof. Aloyzio Achutti
Parabéns pela tenacidade, entusiasmo e criatividade pelos 20 anos do blog AMICOR.
Saudações
Sergio Zylbersztejn

Jorge, colega da Valderes said...

Salve Achutti!
Sei bem como deve ter sido difícil manter em atividade uma página como a sua. E, como colega da Valderez, penso que ela deve ter ajudado bastante, conhecendo a sua pertinácia. Grande abraço,Jorge

Berenice said...

Prezado Aloysio, Parabéns pelo excelente blog e muito obrigada por teu tempo dedicado a compartilhar conhecimentos importantes. Abraço Berenice

Aloyzio Achutti said...

1 Eduardo De Azeredo Costa
Comments
Eduardo De Azeredo Costa
Eduardo De Azeredo Costa Estou sempre por perto Achutti! Continuo a admirar o teu trabalho e dedicação às melhores causas da vida!
LikeShow more reactions · Reply · 41 mins

Maria Ines Azambuja said...

Não sei porque meu comentário de hoje de manhã não aparece. Mas parabéns e muito obrigada por compartilhar conosco tantas pérolas de conhecimento nas mais diversas áreas! Um grande abraço,