Translate AMICOR contents if you like

Saturday, November 25, 2017

Império dos Monopólios

Recomendado pela AMICOR Maria Inês Reinert Azambuja
O Império dos Monopólios

“Setor após setor, assistimos a um crescimento da concentração de mercado; setor após setor, assistimos a um crescimento da margem de lucro bruta (a diferença entre preços e custos de produção). Não só aumentou o poder de mercado das empresas, mas também diminuiu o poder de mercado dos trabalhadores.”
A opinião é do economista estadunidense Joseph Stiglitz, prêmio Nobel de Economia de 2001 e professor da Columbia University. O artigo foi publicado por La Repubblica, 22-11-2017. A tradução é de Moisés Sbardelotto.

Eis o texto.

Muitos países avançados estão lidando com uma síndrome que parece sugerir uma “economia doente”: desigualdade elevada, baixo crescimento, investimentos escassos, crescimento da produtividade atrofiado. É desconcertante a fraqueza dos investimentos, considerando-se os lucros elevados e o baixo nível das taxas de juros. É um quebra-cabeças particular aquilo que está acontecendo nos Estados Unidos: teoricamente, são o país mais inovador do mundo, mas os dados indicam um crescimento medíocre da produtividade e um ritmo baixo de criação de novas empresas./.../

No comments: