Translate AMICOR contents if you like

Sunday, March 25, 2018

Academia Sul-Riograndense de Medicina 24/03/2018


A sessão de ontem teve vários motivos de comemoração que valem ser divulgados:


  • Prêmio Academia 2017  ao AMICOR e Professor Emérito César Gomes Victora

entrega do prêmio e conferência sobre o papel do aleitamento materno na saúde da criança e os efeitos da nutrição nos primeiros anos sobre a saúde da infância à idade adulta.
Professor Emérito da Universidade Federal de Pelotas César Gomes Victora,
Fundador da Cadeira 23 de nossa Academia Sul-Riograndense de Medicina, hoje ocupada pela Dra. Beatriz Bohrer do Amaral sob patronímico de  Dra. Estella Budiansky (1910-1969), uma das duas únicas mulheres no elenco dos 60 patronos de nossa Academia. A outra foi Dra. Maria Clara Mariano da Rocha (1902-1983), Cadeira 46. As duas pediatras, as duas nascidas em minha cidade natal Santa Maria. A primeira foi professora primária até durante o curso de medicina como minha Dra. Valderês Antonietta Robinson Achutti
Nosso homenageado nasceu em São Gabriel quando eu cursava meu primeiro ano da faculdade. Desde cedo interessou-se pela epidemiologia, desenvolveu uma escola e uma equipe de pesquisadores, inaugurando em 1982 uma coorte de mais de seis mil recém-nascidos cuidadosamente acompanhados até hoje, com mais de 35 anos, referência mundial.
Compromissos e frequentes solicitações do exterior impediam seu convívio conosco, motivo pelo qual numa de minhas gestões na presidência criamos a categoria de Membro Fundador Correspondente. Não podíamos perdê-lo. Dizem que seu nome tem constado das listas de candidatos ao Prêmio Nobel de Medicina.
Nos brindará com algumas palavras de sua experiência que não se restringe aos aspectos nutricionais, mas tem a ver com as consequências das condições de estresse gestacional e dos cuidados maternos durante a primeira infância (determinação pré-natal da saúde e doenças do adulto), conforme a teoria do saudoso David Barker.
Por aí vai  a solução dos problemas da violência urbana, da marginalidade, drogadição e tantas doenças precoces de outras etapas da vida, que não se resolvem com repressão armada, com presídios ou medicamentos.
Pedi à Dra. Beatriz me acompanhar na entrega do Prêmio.
  • Inclusão do Membro Honorário Professor José Antonio Lopes Figueredo Pinto
Professor de Cirurgia Torácica desde o tempo em que fui de Cardiologia na Faculdade de Medicina da Pontifícia Universidade Católica do RS. Fui também levar-lhe uma abraço pela Dra. Valderês que o estimava muito.
  • Celebração do centéssio Aniversário do Acadêmico Dr. João Gomes Mariante
Psiquiatra e criador do Jornal Mente Corpo.

No comments: