3.142 - AMICOR (26)
#Dra. Valderês Antonietta Robinson Achutti (*13/06/1931+15/06/2021)
#Slideshow: 104 fotos de abertura Clicar em apresentação
A REPÚBLICA DE PLATÃO
|
The Amazon River in the Sky
and the basin contains approximately 20 billion trees. This translates into billions of tons of water vapor rising every day from the Amazon canopy and flowing west—more than the amount of liquid water the Amazon River itself releases into the Atlantic Ocean each day.
A colaboração a seguir nos foi enviada por José Antonio Brenner.
O último dia 20 assinalou os 165 anos do nascimento de João Daudt Filho, notável e benemérito cidadão santa-mariense.
Seu avô Johannes Daudt, a esposa e três filhos, oriundos da região do Hunsrück, junto ao Reno, chegaram à colônia alemã de São Leopoldo em 1826. Ali, nasceu João Daudt (pai), que casou com Catharina Haeffner, tendo o casal logo se estabelecido em Santa Maria, onde, em 20 de junho de 1858, nasceu seu primogênito, João Daudt Filho.
Ele foi o primeiro santa-mariense formado em Farmácia, em 1881, pelo curso da Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro. Instalou a sua farmácia Daudt na Rua do Acampamento, em área cedida pelo Dr. Pantaleão José Pinto, junto ao seu consultório médico.
Autor de várias obras de benemerência na cidade, João Daudt Filho é mais lembrado como fundador do Theatro Treze de Maio, em 1890. Após sua extinção em 1916, o edifício teve vários usos, mas voltou a ser teatro em 1997, após total reconstrução no interior. Suas paredes externas estavam preservadas.
Daudt Filho teve outras meritórias ações. Ele foi decisivo para Santa Maria ser o importante entroncamento ferroviário, o que gerou extraordinário desenvolvimento à cidade. A construção da estação ferroviária não foi autorizada pelo proprietário dos terrenos, e os engenheiros decidiram construí-la em Cachoeira. João Daudt Filho então ofereceu permuta com seus terrenos mais centrais e bem mais valorizados, em benefício da cidade. Isso mexeu com os brios do proprietário, que voltou atrás. Uma rua estreita da pista oeste da então chamada Rua Cel. Valença foi aberta até a estação. Em 1910, a intendência iniciou, com caras desapropriações, a construção da pista leste daquela via, já então chamada Av. Rio Branco.
Os terrenos de João Daudt Filho com frente para a avenida não precisaram ser desapropriados. Em 1913, ele fez doação ao município de uma extensa área para a construção da pista leste. Na mesma época, doou terrenos para o prolongamento, a leste da avenida e da Rua Daudt, denominada em homenagem a seu pai, João Daudt, que fora comerciante, capitão da Guarda Nacional, vereador e, inclusive, presidente da Câmara (1882).
Em São Paulo, em 1969, uma via da Vila Nina, na Zona Norte, foi denominada Rua João Daudt Filho.
Na Rua Daudt, em Santa Maria, ele construiu, em 1937, o Dispensário João Daudt, estabelecimento de beneficência para consultas e medicamentos gratuitos aos enfermos pobres.
Perseguições políticas e policiais decorrentes das ações de Daudt Filho na busca de justiça pelo assassinato de seu cunhado Felipe Alves de Oliveira, a mando de Martin Hoehr, fizeram-no mudar-se, em 1893, para Porto Alegre, onde instalou sua farmácia na Rua dos Andradas. Na Capital, com outros dois colegas, projetou a criação da Escola de Farmácia, da qual se originou a Faculdade de Medicina de Porto Alegre.
Em 1912, João Daudt Filho mudou-se para o Rio de Janeiro, onde já havia instalado sua indústria farmacêutica. Anos depois, incluiu como sócios seu sobrinho formado em Farmácia, Felippe d'Oliveira, talentoso poeta santa-mariense, e seu irmão João Daudt d'Oliveira. A empresa Daudt, Oliveira & Cia., atual Laboratório Daudt, foi a primeira e hoje é uma das principais indústrias farmacêuticas do país.
Em 2022, recebi do colega arquiteto Alex Scherer a generosa doação de um cartão postal com a imagem do busto em bronze de João Daudt Filho. Obra de autoria do escultor português Rodolfo Pinto do Couto, diplomado com louvor na Academia Portuense de Belas Artes e morador do Rio de Janeiro desde seu casamento com a escultora brasileira Nicolina Vaz de Assis. Daudt Filho era amigo do casal. O busto está em local ignorado.
Considerações minhas, aproveitando o assunto: O autor, Arquiteto José Antônio Brenner, meu colega do curso secundário. Temos algumas origens comuns, a partir de duas irmãs que chegaram ao Brasil em 1828 com o pai Professor Johan Friederic Böbien. Meu pai Bortolo Achutti e minha Maria Helena Cechella Achutti, farmacêuticos também. Dr. Nicanor Letti +, com contribuições para a história da medicina, contava que João Daudt Fo. ajudara a financiar a revolução de 1930. Teria ficado rico com produtos farmacêuticos populares de sua empresa na época: Bromil, Pó Pelotense, pomada Boro-borácica, e o Elixir Saúde da Mulher. O último produto, por sua natureza, era composto com álcool, não somente apreciado pelas mulheres, tendo exportado em grande quantidade para os EUA, na época da Lei Seca...
#HISTORY: VIDEOS COLLECTION
#Our World In Data
We published a major overhaul of our work on Mental Health
Explore global data on the prevalence of mental health illnesses, treatment, and public openness to talking about mental health.
We published a new topic page on Research & Development
Explore global data on patents, researchers, R&D spending and innovation across the world.
|
No comments:
Post a Comment