Translate AMICOR contents if you like

Wednesday, December 30, 2009

Saúde Urbana


ZERO HORA: 30 de dezembro de 2009 | N° 16201

ARTIGOS

Saúde urbana, por Aloyzio Achutti *

Este é o tema escolhido para o Dia Mundial da Saúde (7 de abril) para o ano que entra (2010), e pode nos servir também como motivo para reflexão e, quem sabe, como proposta, neste tempo de passagem.

Já sabíamos há algumas décadas que como brasileiros já éramos predominantemente urbanos, tendo ultrapassado o marco dos 80%. Desde 2007, a população rural do mundo foi superada por aquela que vive nas cidades.

Por essa evolução, pode-se depreender qual a forma mais eficiente e interessante encontrada pela humanidade para se organizar e viver. Todos os tipos de recursos ficam mais ao alcance. Nós ficamos mais próximos uns dos outros, embora às vezes até inconvenientemente...

Com o desenvolvimento dos meios de comunicação eletrônicos e transporte, a distância entre nós vai ficando cada vez menos importante, mas nada indica que possamos voltar um dia a nos dispersar no campo. Este, por sua vez, deverá permanecer essencial para sustentar a cidade, mas cada vez com proporcionalmente menos gente para operá-lo.

A par das forças instintivas e das vantagens que nos juntaram nestes formigueiros humanos, alguns vícios fomos desenvolvendo capazes de nos tornar neuróticos, infelizes, doentes e muitas vezes violentos e destrutivos. É tempo de usar do bom senso e de criatividade para corrigir as distorções e reencontrar os benefícios que o convívio pode nos proporcionar, inclusive facilitando a preservação de nosso hábitat.

A proximidade no solo urbano pode potencializar nossa capacidade de realização, incentivar a emulação, a solidariedade e a troca de valores, mas também pode ser pretexto para a inveja, o egoísmo, a exploração e a violência.

Porto Alegre já é privilegiada pela natureza e pela população que a habita, temos diversas iniciativas, tanto do ponto de vista de estudos e pesquisas quanto de políticas, atividades e realizações práticas que nos orgulham de poder figurar já como uma metrópole com propósitos de ser uma cidade cada vez mais saudável. Lembremos apenas uma, o Fórum – aqui nascido, mas de fama mundial – cujo lema propõe a possibilidade de um outro mundo melhor.

Neste clima de renovação e bons propósitos, poderíamos incluir nossa contribuição para acelerar a construção desta cidade saudável, muito mais ao alcance nosso com algum privilégio social-econômico-cultural.

Então, em 2010 e nos anos que se seguirem, poderemos viver melhor, porque além de individualmente mais saudáveis e com melhores condições de exercitar nossa vida, teremos condições de nos orgulhar por viver numa cidade também saudável, onde não somente a natureza é linda e preservada, a arquitetura e a urbanização são convidativas e funcionais, mas o povo será cada vez mais amável e feliz.

* MÉDICO

No comments: