Translate AMICOR contents if you like

Saturday, January 23, 2010

Arquivo Público do Estado de São Paulo


Portal do Governo do Estado de São Paulo

Home
Instituição
Estrutura
Acervo
Ação Educativa
Serviços
Links
Cadastre-se


Memória Pública
SAESP
Associação de Amigos
Fale Conosco
Acesso Rápido 

O Acervo

O Arquivo Público do Estado de São Paulo, um dos maiores arquivos públicos brasileiros, é detentor de um acervo de aproximadamente 10 mil metros lineares de documentação permanente, disponíveis integralmente à consulta pública, e aproximadamente 16 mil metros lineares de documentação intermediária, que corresponde ao Arquivo Administrativo. Além disso, diagnóstico recente apresentado pelo Departamento de Gestão do Sistema de Arquivos do Estado de São Paulo demonstra que mais de 900km lineares de documentos acumulam-se por todo o Estado.
A documentação intermediária aguarda a avaliação e a definição de prazos prescricionais ou precaucionais de guarda para ser então incorporada ao acervo permanente ou eliminada. O Arquivo Administrativo é composto por documentos públicos produzidos pelas diversas Secretarias, Autarquias, Fundações (1900-1960) e Fundos Cartoriais.
Nosso acervo permanente, por sua vez, incluiu ampla variedade de documentos oficiais da administração pública estadual, além de fotografias, ilustrações, caricaturas, mapas, jornais e revistas. Nosso documento mais antigo, datado de 1578, é o inventário do sapateiro Damião Simões. O Guia do Acervo e diversos catálogos constituem os instrumentos de pesquisa disponíveis para facilitar o acesso aos documentos sob a guarda da instituição./.../

No comments: