Translate AMICOR contents if you like

Tuesday, February 02, 2010

Remédio para Chagas


Tóquio, 28/01/2010Remédio para Chagas será testado em 2010
Novo medicamento é visto como uma das maiores descobertas contra a doença em 40 anos; teste em humanos poderá ser feito no Brasil
Prefeitura de Ibiporã/Divulgação
MARCELO OSAKABE
da PrimaPagina

Um novo medicamento para o tratamento da doença de Chagascomeçará a ser testado em seres humanos a partir deste ano. Chamada Ravuconazol, a droga até agora mostrou bastante eficácia em impedir a multiplicação e invasão das células pelo protozoário Trypanosoma cruzi, causador da enfermidade.

Segundo Tânia Araújo Jorge, pesquisadora e diretora do Instituto Oswaldo Cruz, esta é uma das novidades mais promissoras no tratamento contra a doença, que mata cerca de 11 mil pessoas por ano segundo a OMS, mais do que a malária. No Brasil, foram 5.023 mortes em 2008, de acordo comdados preliminares do Ministério da Saúde — mais que malária e tuberculose, por exemplo. “De todos os medicamentos em fase pré-clinicas, esse é um dos melhores", afirma Tânia.

O motivo do otimismo está no fato de o Ravuconazol ter se mostrado eficaz no segundo estágio da doença, a chamada fase crônica. Os outros dois medicamentos existentes, descobertos há mais de 30 anos, não são muito eficientes nesse estágio, sendo mais aconselhados para a primeira fase da doença. O problema é que apenas 1% das pessoas apresentam sintomas na primeira fase, o que dificulta o tratamento. Além disso, a nova droga mostrou ser efetiva contra todas as cepas do parasita —ao contrário dos outros —, além de ser bem menos invasivo ao organismo humano. Atualmente, só há um medicamento que age na fase crônica, e ele causa muitos efeitos colaterais, como enjoo, alergia e problemas na medula óssea.

No comments: