Translate AMICOR contents if you like

Saturday, March 06, 2010

B-ON


O que é a b-on?


...A b-on

Biblioteca do Conhecimento Online (b-on) disponibiliza o acesso ilimitado e permanente nas instituições de investigação e do ensino superior aos textos integrais de mais de 16.750 publicações científicas internacionais de 16 editoras, através de assinaturas negociadas a nível nacional com essas editoras.

Esta biblioteca começou a ser planeada em 1999, altura em que na programação do Quadro Comunitário de Apoio foi referida por "Biblioteca Nacional de C e T em Rede". Em 2000, o OCT – Observatório das Ciências e Tecnologias procedeu a um levantamento exaustivo das assinaturas de revistas científicas de todas as instituições portuguesas para preparar as negociações com as editoras, em 2001 foi disponibilizada a importante ferramenta de bibliografia científica Web of Knowledge , do Instituto de Informação Científica de Filadélfia, que permitiu o acesso a títulos, resumos e informação de citações e impactos de cerca de 8.500 revistas, incluindo registos desde 1945. Também em 2001 foi iniciada pelo OCT a negociação com as principais editoras.

A disponibilização dos textos integrais das primeiras 3.500 publicações, de 6 editoras, foi assegurada em Março de 2004. Em 2005 a biblioteca passou a disponibilizar os textos integrais de mais de 16.750 publicações.
Acompanhamento, coordenação e financiamento ...
O acompanhamento e a coordenação da Biblioteca do Conhecimento Online são assegurados pela UMIC – Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP  sendo a respectiva infraestrutura técnica, o apoio aos utilizadores,designadamente na área da formação, e a relação com os editores e restantes fornecedores de conteúdos assegurada pela FCCN – Fundação para a Computação Científica Nacional.
Desde o ano de 2004 que  a b-on tem vindo a ser financiada pelas seguintes entidades:  POSC - Programa Operacional Sociedade do Conhecimento, Instituições utilizadoras e UMIC. As percentagens de comparticipação de cada uma destas entidades sofreram alterações ao longo dos anos, de acordo com os modelos de financiamento que foram sendo aprovados. No que respeita ao financiamento do POSC, este terminou no final do primeiro semestre de 2009.

No comments: