3.155 - AMICOR (26)
Dra. Valderês A. Robinson Achutti (*13/06/1931+15/06/2021), com sua irmã
Dra. Wanyce Miriam Robinson (*20/03/1936+22/09/2023)
#Re-Publicando artigos meus
De Médicos e Medicina
Aloyzio Achutti. Médico. (2014)
É curioso e intrigante observar o crescente prestígio e valorização da Medicina, enquanto médicos e pacientes estejam cada vez mais insatisfeitos com a prática. As ciências biomédicas (não confundir com medicina) têm se desenvolvido vertiginosamente na esteira das conquistas científicas e tecnológicas permitindo a realização de diagnósticos e tratamentos até há bem pouco inimagináveis. Estes recursos tornam-se cada vez mais caros por serem tratados como produtos de mercado, e envolverem custos marginais relacionados com inúmeros interessados da indústria farmacêutica, de equipamentos, organizações hospitalares, de pesquisa, securitárias, de especulação financeira, político-governamentais e de outras profissões que atuam no mesmo setor. Além de lidar com a vida humana (cujo valor é inestimável), a operação deste oneroso e complexo sistema depende ainda em grande parte do médico, sobrando-lhe cada vez menos para remunerar seu trabalho e comprometendo-lhe a autonomia.
É bem possível que a crise seja bem mais ampla e relacionável com a problemática observável em outros setores, quando se diz serem necessárias reformas econômica, política e ética para readequar a estrutura de nossa sociedade, por não mais corresponder ao grau e tipo de desenvolvimento e globalização.
Além da impossibilidade de conciliar totalmente os interesses do paciente, da ciência e do profissional, é preciso enfrentar o dilema da qualidade e da extensão de cobertura. As soluções adotadas, mesmo com o suporte de recursos tecnológicos, não têm o dom de multiplicar o número de profissionais capacitados, preservar a continuidade e estender o tempo necessários para estabelecer uma adequada relação médico-paciente, e ao mesmo tempo promover o atendimento em massa.
Em condições muito menos complexas, com uma demanda certamente bem mais reduzida e exigente, Hiopócrates já reconhecera o dilema, e estabelecera duas categorias de profissionais: os médicos de escravos e os de homens livres. Os primeiros corriam de um paciente a outro sem maiores preocupações (expressão usada por ele), enquanto que os de homens livres esperavam convencer o paciente antes de proceder a cura.
A abrangência atual e diversidade dos objetivos profissionais têm ofuscado o foco primordial e humanístico, dificultando o relacionamento, complicando a formação, e distraindo a atenção das causas das causas das doenças. Ao mesmo tempo nosso modelo cultural centrado no pragmatismo mercadológico e competitividade agressiva, tem corroído muito do idealismo de uma profissão inicialmente confundida com o sacerdócio...
Bem, quando descobrimos que até os sacerdotes não são mais os mesmos, quem sabe não é chegado o tempo de reservar o título de médico somente para aqueles que se conformem com a prática da medicina centrada na pessoa humana integrada em seu contexto histórico e social?
#Khalil Gibran
Centenário da Publicação de "O Profeta"
O profeta é uma maravilhosa viagem espiritual através de um dos grandes clássicos do século XX. Foi escrito em inglês e traduzido em 40 idiomas. É um conjunto de meditações sobre temas universais como o amor, a morte, a família e a esperança. Gibran Khalil Gibran nasceu em 6 de dezembro de 1883, no Líbano. Aos onze anos emigrou para a América com a família. Por muitos anos ganhou a vida como pintor. Em 1923, foi publicada sua obra-prima, O profeta. Foi um sucesso imediato, e as vendas nunca caíram. Khalil morreu em 1931 de insuficiência hepática e tuberculosa incipiente, mas o autor nunca perdeu a paixão pelo Líbano, onde foi enterrado e onde é considerado uma lenda.
#
|
|
|
Behold Modular Forms, the ‘Fifth Fundamental Operation’ of MathematicsBy JORDANA CEPELEWICZ Modular forms are one of the most beautiful and mysterious objects in mathematics. What are they? And what now makes them crucial to the development of the “mathematical theory of everything” called the Langlands program?
Read the article
Related: What Is the Langlands Program? By Alex Kontorovich (2022) |
|
| The Physical Process That Powers a New Type of Generative AIBy STEVE NADIS Some modern image generators rely on the principles of diffusion to create images. Alternatives based on the process behind the distribution of charged particles may yield even better results.
Read the blog Related: The AI Tools Making Images Look Better By Amos Zeeberg |
| What Makes Life Tick? Mitochondria May Keep Time for CellsBy VIVIANE CALLIER Every species develops at its own unique tempo, leaving scientists to wonder what governs their timing. A suite of new findings suggests that cells use basic metabolic processes as clocks.
Read the article Related: Biologists Discover Unknown Powers in Mighty Mitochondria By Diana Kwon (2019) |
|
The Experimental Cosmologist Hunting for the First SunriseBy SARAH SCOLES To catch even a whiff of the universe’s earliest epochs — an age of darkness, and one of new light — Cynthia Chiang builds her own equipment. Then she deploys it at the ends of the Earth.
Read the interview
Watch the video |
|
|
A Metastability Mystery Researchers have discovered a quantum version of the “Mpemba effect”: the phenomenon that causes hot water to freeze faster than cold, reports Anna Demming for Physics World. In its classical form, the Mpemba effect can be caused by a system of water molecules falling into a “metastable state,” as Adam Mann wrote for Quanta in 2022. Yet, surprisingly, the quantum system exhibiting the Mpemba effect contains no such metastable states.
The Power of Forgetting The neuroscientist Tomás Ryan studies how our brains forget. He explains how forgetting may help our brains to learn in an interview with Daisy Yuhas for Scientific American. Forgetting is one strategy that our brains use to sift through our massive storehouses of experiences to keep important memories at the forefront, as Dalmeet Singh Chawla described for Quanta in 2018. |
|
|
#SBC78º Congresso Brasileiro de Cardiologia 28-30 setembro 2023 Na FIERGS |
|
|
|
Esta mensagem é para lhe fornecer os dados de acesso ao 78º Congresso Brasileiro de Cardiologia / 2023 CARDIO - 78º Congresso Brasileiro de Cardiologia. |
|
No comments:
Post a Comment