Translate AMICOR contents if you like

Wednesday, July 25, 2007

Perguntar não ofende...

PERGUNTAR NÃO OFENDE
Aloyzio Achutti. Médico.
(Enviado para publicação no jornal ZH)
Sem entrar no mérito da questão, ao ler a notícia sobre a retirada de um casal de um vôo por uma pergunta considerada ofensiva sobre os freios da aeronave, imaginam-se outras pessoas com mais perguntas engasgadas. É uma ofensa ou um direito perguntar? Sobre a qualidade de um produto antes de comprar? Sobre o risco de uma cirurgia, ou efeitos colaterais de um remédio? Sobre a competência e a corriola de um candidato antes de votar? Sobre os riscos de viajar?
Qual a diferença para a segurança de um vôo ter o “transponder” desligado (motivo para responsabilizar os pilotos do Legacy) e “pinar” ou travar o “reversor” de uma turbina e seguir voando? A crônica confusão em terra não pode ser sintoma de doença muito mais grave e generalizada colocando em risco a segurança de voar? Como é possível oferecer tarifas abaixo do custo operacional sem comprometer a qualidade e a segurança do serviço? É mera coincidência o caos aéreo e a permissão de novas políticas e estratégias comerciais, com a quebra e a saída do mercado de uma companhia cotada como das melhores e mais seguras do mundo?
Não se trata de julgamento precipitado. Por isso mesmo são perguntas esperando por respostas. Um evento por demais doloroso como o recém ocorrido suscita novos questionamentos que os verdadeiros responsáveis (aqueles que têm que responder por algo) já deveriam ter-se feito. A insegurança contamina também outros setores.
Para começar pela saúde: há gente que adoece e morre por falta de recursos? A distribuição das prioridades inter-setoriais levam em conta a importância e as necessidades da saúde humana e saúde ambiental? A alocação de recursos para a saúde como despesa sem reconhecer seu valor como investimento no capital humano não a põe em inferioridade frente ao setor dito produtivo, do qual se serve os poder econômico e também o político? Há falta de material e deficiências nas condições de trabalho dos serviços de saúde? Reutiliza-se material descartável? Quanto recebe um médico do serviço público e outros profissionais da saúde para atender com qualidade cada paciente? E mesmo através dos chamados planos de saúde? A formação médica e a educação continuada são isentas de influência externa, ou podem estar distorcidas pelos interesses de intermediários, da indústria farmacêutica e de equipamentos médicos?
Não é preciso perguntar aos políticos, senadores, deputados e seus auxiliares, bem como ao pessoal do judiciário, se estão satisfeitos com seus salários e prerrogativas de que dispõe, mas pode-se perguntar quanto recebe um professor do ensino fundamental ou médio para formar cada cidadão? E na universidade os professores e pesquisadores estão tranqüilos com a proporcionalidade entre o que se lhes paga e a responsabilidade da formação profissional e do desenvolvimento científico, tecnológico, artístico e cultural?
Será um problema de gestão, de incompetência ou de irresponsabilidade a má distribuição dos bilhões de uma das proporcionalmente maiores arrecadações tributárias do mundo?
O que ofende mesmo não é a pergunta, mas a falta de resposta. Ser responsável é dar resposta, informando clara e prontamente às perguntas do cidadão perplexo pelas manobras dissuasivas. A ocultação da verdade, a falta de respeito frente ao evidente descalabro, ou a demonstração de desconhecimento e menos caso pela segurança, são um desrespeito aos direitos fundamentais do cidadão, e terminam retirando qualquer esperança de uma resposta traduzida em atos efetivos.

No comments: