Caríssimos AMICOR,
Estou fazendo este comentário em formato de Post, em vez de comentário porque eu já havia concluído um texto mais longo, estimulado pelo comentário da AMICOR Dra. Maria Inês Reinert Azambuja, mas na hora de publicá-lo, se apagou e veio uma mensagem que meu pedido não poderia ser atendido... Cheguei a fantasiar que a Google tem também interesses da indústria...
Mas o que eu estava querendo dizer era: agradecer o oportuno comentário da Maria Inês que dá partida no Dia Mundial da Saúde a um dos objetivos com o que sonhávamos desde a criação deste recurso de comunicação há quase 14 anos atrás (comunicação com duas vias, discussão, debate, reações do grupo e contribuições ao estímulo inicial da informação).
Além disso, voltando ao tema do conflito de interesses, eu dizia algo óbvio, que o assunto era complicado, sem intenção de fugir de seu debate e esclarecimento. Esta bandeira das Doenças Crônicas (DCNT) nos a começamos sacudir aqui em Porto Alegre nos primeiros anos da década de 70 (Maria Inês junto), evoluímos e ajudamos a desenvolver o processo e agora outros promotores, com ganhos e interesses secundários se juntam ao mesmo movimento.
O que fazer? Penso que, sem perder a força da oportunidade de conscientização para a importância do tema é preciso mostrar a existência de determinantes anteriores à etapa da Prevenção Secundária e que precisam ser também abordados, ou não podem ser esquecidos. Eu diria que é uma situação semelhante àquela que encontramos quando descobrimos a Prevenção Primária e a Promoção da Saúde. O tratamento dos já afetados, a assistência, inclusive de alta complexidade, precisa ser mantida, e nunca vai desaparecer. Nosso objetivo provavelmente será sempre postergar e reduzir o dano que não pode ser totalmente evitado.
Certamente corremos o risco da distorção e do abafa quando nos superpõe interesses secundários com dinheiro e poder.
Gostaria de ouvir a opinião do Dr. Eduardo de Azeredo Costa, padrinho do AMICOR, e que foi diretor do Laboratório Farmacêutico de Manguinhos.
Um abraço a todos pelo Dia Mundial da Saúde!
No comments:
Post a Comment