Translate AMICOR contents if you like

Friday, April 08, 2011

Doenças Crônicas Não Transmissíveis



Caríssimos AMICOR,

A frequência das notícias científicas, bem como na mídia em geral, relacionadas com a Prevenção e o Controle do Grupo das Doenças Crônicas e Não Transmissíveis, reflete a mobilização que está acontecendo em todo o mundo, visando discutir, apoiar, e difundir idéias e sugestões relacionadas com o tema, a propósito de Reunião de Alto Nível programada para Setembro próximo na ONU, em Nova York.
O assunto não é novo. No início da década de 70 a Assembléia Mundial da Organização Mundial da Saúde (OMS) já havia reconhecido que países em desenvolvimento, além dos problemas já conhecidos ligados à sua condição, enfrentavam também os mesmos problemas de doenças crônicas predominantes nos desenvolvidos,
Em 1972 na Secretaria da Saúde e do Meio Ambiente do Estado do Rio Grande do Sul, se iniciou a abordagem destas doenças, motivo pelo qual a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) realizou aqui em Porto Alegre uma primeira reunião de representantes de países da região, para trabalhar na mesma linha.
Os conceitos, as experiências, evoluíram desde então, desde a Prevenção Secundária de doenças isoladas (Febre Reumática, Doença Hipertensiva, Diabete, etc...), passando pelos seus Fatores de Risco (Tabagismo, hipertensão, obesidade, sedentarismo, estresse, etc...), evoluindo para Prevenção Primária, depois Primordial e Promoção da Saúde, depois valorização dos Fatores de Risco Agregados e finalmente do conjunto das Doenças Crônicas, que foi objeto do Relatório Mundial da Saúde de 1986.
Quando foi da definição de prioridades entre os Objetivos do Milênio para o Século 21, estes problemas não foram incluídos, correção que se pretende fazer agora.
No início do ano houve uma reunião de mobilização no Rio de Janeiro promovida pelo Ministério da Saúde e Organização Pan-Americana da Saúde, à qual compareceu Dra. Maira Caleffi, Presidente do Instituto da Mama RS e Coordenadora do Núcleo Mama do Hospital Moinhos de Vento, e voltou com a idéia de promover mobilização também em nosso meio, aproveitando o V Congresso Internacional sobre Câncer de Mama que se realizará em 20 de maio próximo no Hospital Moinhos de Vento.
http://www.hmv.org.br
Assim, sugerimos a todos os AMICOR que reservem esta data, acompanhem a evolução, divulguem e participem da elaboração de um Consenso a ser expresso num documento que se chamará Declaração de Porto Alegre.
Nos próximos dias um esboço da Declaração deverá estar a disposição na INTERNET para que o texto possa ser coletivamente construído, discutida sua forma final no dia 20 de maio, e juntado a todas as outras manifestções procedentes de outras partes do mundo.
Em nossa região já existe uma coalisão à qual nos filiamos e que já produziu um documento cujo texto foi apresentado neste Blog em 09 de março p.p..http://www.siacardio.org/default.asp?xitem=1507
No próximo dia 12 haverá uma tele-conferência a partir de Genebra também aberta à participação, apenas sujeita a inscrição prévia.

Sixth NCD Alliance Common Interest Group (CIG) Call

Dear NCD Alliance CIG Member,

The NCD Alliance would like to invite you to participate in the sixth CIG call, which will take place via the internet. You will be able to listen to the conference and type questions using your keyboard. There will be technical assistance standing by if required.

We look forward to speaking with you on the 12th April.


Register for Event

Date & Time


Date:
Tue, Apr 12, 2011
Time:
03:30 PM CEST
Duration:
1 hour 15 minutes
Host(s):
The NCD Alliance

No comments: