Translate AMICOR contents if you like

Tuesday, May 24, 2011

Aprovada Declaração de POA sobre DCNT

21/05/2011
A Declaração de Porto Alegre, que visa incluir as Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT) nas Metas do Milênio das Nações Unidas (ONU) e Organização Mundial da Saúde (OMS), foi aprovada nesta sexta-feira (20), durante a programação pré-evento do IV Congresso Internacional de Câncer de Mama do Hospital Moinhos de Vento. O documento será enviado às entidades na Convenção de Setembro em Nova Iorque, nos Estados Unidos, e aos Ministérios da Saúde e Relações Exteriores do Brasil.
O texto, escrito com a colaboração de especialistas da área e da comunidade, foi finalizado no Consenso das DCNT. Durante a noite, foi anunciado o médico cardiologista Aloyzio Achutti como presidente do Comitê DCNT Brasil. O grupo segue aberto a adesões de outras entidades e essa iniciativa partiu do Hospital Moinhos de Vento, Associação Médica do Rio Grande do Sul (Amrigs) e Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (Femama). O evento contou ainda com apoio da Sociedade Brasileira de Cardiologia, da ACS (American Cancer Society), da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa e das secretarias de Saúde do Rio Grande do Sul e de Porto Alegre.
As Doenças Crônicas Não Transmissíveis – câncer, diabetes, doenças cardiovasculares e respiratórias crônicas – tornaram-se um problema de saúde pública. No mundo, elas representam mais de 62% do total de óbitos, segundo a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS). No Brasil, aumenta para 72%. Vale destacar que menos de 1% do financiamento mundial em saúde é destinado a essas doenças.

No comments: