Translate AMICOR contents if you like

Monday, August 13, 2012

Olimpíadas, Eleições, nossa Cidade, nossa Gente, e nosso Mundo...

Aloyzio Achutti
Palavras como representante do Programa dePesquisa e Extensão sobre Saúde Urbana da UFRGS no evento promovido pelo Instituto ETHOS no dia de hoje
Em nome do grupo transdisciplinar do Programa de Extensão sobre Saúde Urbana, Ambiente e Desigualdade de nossa Universidade Federal do Rio Grande do Sul desejo saudar a organização Ethos, suas parceiras, nossos candidatos e nossa gente.
A Universidade se propõe a reunir uma reserva de conhecimento e técnicas capazes de preparar recursos humanos e contribuir para o desenvolvimento de um mundo melhor. Não pode ser uma torre de marfim. Não pode ser um refúgio para ocultação nem para a alienação da ciência. Essa a inquietação que move nosso programa, que coincide em muitos pontos com os propósitos dos organizadores deste evento, e nos faz participar do mesmo juntamente com os candidatos que pretendem dirigir nossa política pelos próximos anos.
Já nos colocamos num patamar onde a observação não pode ficar focada isoladamente em moléculas, células, órgãos e indivíduos ou no macrocosmo distante, mas onde o projeto humano hoje se processa: no aglomerado urbano.
As olimpíadas e o esporte carregam a magia de polarizar as massas e estimular os exercícios e pratica de esportes, contrapondo-se aos inconvenientes do sedentarismo ao qual podem ser atribuídos riscos à saúde, conforme foi recentemente demonstrado por trabalho acadêmico de gaúcho da Universidade de Pelotas (Professor Halal), publicado em revista altamente conceituada, e largamente valorizado pela mídia internacional.
Existem inúmeros exemplos a serem multiplicados de como o esporte pode ter função de inclusão social, constituindo-se numa estratégia viável para a redução da desigualdade. É também um derivativo eficiente para canalização das pulsões que levam à violência e ao comportamento anti-social.
Entretanto a competição pode estimular também a voracidade e salientar a desigualdade, além do que, a busca dos extremos, também no exercício físico não traz benefícios à saúde. A demonstração momentânea de performance e competência, assim como boas intenções e promessas não bastam para assegurar o bem estar, e somente a sustentabilidade e a continuidade das ações, a solidariedade e o apoio mútuo (como a prática em equipe) é que determinam o sucesso.
É do equilíbrio na prática dos esportes, assim como na discussão dos interesses políticos e na boa aplicação dos recursos orçamentários, que se pode desenvolver uma sociedade saudável, mais humana e feliz. 

No comments: