Translate AMICOR contents if you like

Sunday, November 18, 2012

10 Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva

Homenagem recebida ontem, junto com mais 24 outros ilustres colegas durante durante o 10o. Congresso da ABRASCO realizado em Porto Alegre, sob a presidência do Dr. Luiz Augusto Facchini.

Agradecimento:
Desejo agradecer a honra da lembrança de minha participação no desenvolvimento da perspectiva de saúde coletiva. Mesmo envaidecido, devo confessar minha sensação de estranho no ninho junto a tantos ilustres colegas.
Considero-me um simples cardiologista clínico (professor universitário e funcionário publico aposentado), que há quarenta anos ficou deslumbrado com a perspectiva de incorporar a prevenção de doenças crônicas à saúde pública, e aproveitou a janela que se abria para, junto com uma equipe de sanitaristas, tentar colocá-la em prática a partir de nosso Estado. Também minha esposa, Dra. Valderês Robinson Achutti, fez o curso de Saúde Pública, e preciso compartilhar os louros também com ela, pela permanente parceria e entusiasmo.
Provavelmente minha sorte esteve ligada ao momento histórico no desenvolvimento das ideias de Saúde Coletiva, no qual tive a chance de estar ao lado de muitos sanitaristas daqui, do país e de fora, na descoberta de novos conceitos e caminhos. É provável também que minha posição de médico clínico entre sanitaristas, e de um apaixonado pela nova perspectiva entre os clínicos, tenha facilitado o entendimento, as trocas e o diálogo, num domínio onde quase tudo estava por ser feito.  
Estou numa fase de tentar o resgate de algumas memórias já evanescentes que podem interessar a alguém. Vai abaixo um texto inconcluso que pode ser acessado facilmente na web, bem como um artigo relacionado (ainda não publicado) que enviei para o Jornal ZH.
http://amicorextension.blogspot.com.br/2012/11/abrasco.html

No comments: