Translate AMICOR contents if you like

Sunday, May 17, 2015

AMICOR 18 anos

Caríssimos AMICOR,
Hoje, 17 de maio, chegamos à maioridade, a semelhança da contagem que se faz quando se considera a duração da vida de uma pessoa.
Aqueles que nos acompanham desde o início devem lembrar (eramos pouco mais de vinte colegas com endereço eletrônico, dos mais de cinquenta que participaram do encontro): trocávamos e-mails para corrigir e chegar à formulação final da Declaração de Gramado, documento do Primeiro Seminário de Brasileiro de dez dias sobre Epidemiologia Cardiovascular e Prevenção, realizado de 01 a 10 de maio de 1997.
O seminário fora dirigido pelo Professor Bruce B. Duncan e por mim, sob o patrocínio da Federação Mundial de Cardiologia, das Sociedades Brasileira e Riograndense de Cardiologia, do Ministério da Saúde e da Secretaria da Saúde e do Meio Ambiente do Estado do Rio Grande do Sul.
Como iniciávamos cada mensagem com a saudação "Caros Amigos do Coração", o Professor Eduardo Costa sugeriu que chamássemos a rede social de AMICOR. Por isso o considero nosso padrinho.
Designação semelhante foi usada pela Sociedade Brasileira de Cardiologia e pelo Professor Bernard Lown (Boston, USA), em sua iniciativa de troca de informações do ProCOR que foi formada em julho do mesmo ano, durante a 4a. Conferência de Cardiologia Preventiva realizada em Montreal, CA.
No início eram mensagens de correio eletrônico, depois tivemos um site com diversos designs e a partir de 2004, desde que surgiram os Blogs, adotamos este formato, bastante cômodo e funcional que não exige grande infraestrutura e pessoal para manter. Dra Maria Inês Reinert Azambuja tem colaborado como co-editora.
Nos últimos 11 anos, com as facilidades de estatísticas do Blog, temos registro de mais de 6270 postagens, e dessas 425 no corrente ano. As visitas ao site somavam 425,379 até hoje de manhã, principalmente originadas nos EEUU, Noruega, Brasil, Alemanha e Coréia do Sul.
Tenho procurado enviar uma mensagem de alerta semanal (mais de 2700) a uma lista de interessados fixos, e ultimamente, tenho colocado também o mesmo alerta no Google+, no Facebook, no Twitter e no Linkedin, para facilitar a informação sobre novos conteúdos postados.
Como ficou estabelecido desde o início o Blog contém referências sobre temas que me interessam e que julgo possam interessar a visitantes, com nenhum, ou poco comentário, deixando a cada um tirar  proveito, sem minha interferência, a não ser o anúncio da matéria, e onde está disponível. Em geral clicando no título é possível chegar à fonte, mas se houver dificuldade de abrir, ou interesse por mais informações, ficaremos sempre à disposição.
Agradeço a companhia, o interesse, o apoio e as sugestões de todos os AMICOR.
Um abraço aos Caros Amigos do Coração.
AA

No comments: