Translate AMICOR contents if you like

Thursday, March 24, 2011

Cidades: ferramenta virtual para articular soluções

Geral | 24/03/2011 | 16h42min


Capital ganha ferramenta virtual para articular soluções coletivas para a cidade

É possível recomendar programas culturais e atividades de lazer que ocorrem no município

portoalegre.cc surge para que os moradores possam interagir mais com a realidade da cidade - Reprodução portoalegre.cc
Na semana do aniversário da Capital, a cidade ganhou uma nova ferramenta virtual para pensar soluções coletivas para problemas que afetam o dia a dia dos seus habitantes. O portoalegre.cc, segundo um dos co-criadores do projeto, Daniel Bittencourt, surgiu para que os internautas possam compartilhar "causas", ou seja, sugestões de lugares legais a se frequentar, programas culturais, novidades sobre a vizinhança ou até mesmo questionar serviços e produtos prestados.
— O projeto pretende ser uma plataforma de participação cidadã para que possamos discutir a cidade que conhecemos e a cidade que queremos construir — afirma.
— A ideia é que possamos, a partir de uma discussão coletiva, pensar o que cada um de nós pode fazer para termos uma cidade mais limpa, mais harmônica, com maior qualidade de vida — complementa.
Segundo Bittencourt, o projeto surgiu a partir da iniciativa da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), onde ele é professor, com o apoio do reitor, Padre Marcelo Aquino.
— Tínhamos o anseio de trazer para a comunidade o conhecimento produzido dentro da Universidade. E, dessa forma, melhorar o cotidiano de todos — relata.
Como funciona
Para participar do portoalegre.cc é preciso fazer um cadastro simples, criando um login que será integrado a uma rede social, livremente escolhida pelo internauta: Facebook, Twitter ou Google Accounts.
Depois disso, é só criar uma "causa" que será enquadrada em uma de 12 categorias. A partir daí, o conteúdo será disponibilizado a todos os internautas e poderá ser compartilhado através das redes sociais.
— Assim, se alguém estiver, por exemplo, tendo problemas para encontrar lixo específico para pilhas usadas e relatar isso no portoalgre.cc e se mais pessoas apoiarem essa "causa", é possível que a iniciativa privada ou até mesmo a autoridade pública possam encontrar uma solução para o problema — explica.
ZERO HORA

No comments: