Translate AMICOR contents if you like

Saturday, August 20, 2016

UCPEL mai saudável

Enviado pelo AMICOR Roni Quevedo

Teste de visão será realizado em comemoração ao Dia da Infância

12.08.2016 | Institucional

Em comemoração ao Dia da Infância, celebrado em 24 de agosto, o projeto Vi-Vendo aplicará testes de visão em crianças entre 5 e 10 anos de idade. Os exames serão feitos na Capelania, que fica no Campus I da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), das 9 às 11h e das 14 às 17h.

Todas as crianças com a faixa etária contemplada podem comparecer à programação. O exame é gratuito, mas serão aceitas doações de agasalhos ou um quilo de alimento não-perecível. No teste de visão é utilizada a Escala de Snellen e através dela as crianças são informadas se tem ou não problemas. 

A aplicação do teste é simples, de baixo custo e pode ser feita em cerca de dois minutos. Para fazê-lo, é preciso a utilização de uma tabela (escala que utiliza a letra E em diversas posições) e que deve ficar a cinco metros da criança. O local também deve ser tranquilo e bem iluminado. Caso o teste aponte algum problema, ele deve ser repetido em um outro dia, por uma outra pessoa. Através do teste, que pode ser aplicado por qualquer pessoa treinada, suspeitas de déficit visual podem ser detectadas e preventivamente tratadas. 

O exame faz parte do programa UCPel Mais Saudável, e virou projeto de lei, aprovado pela Câmara de Vereadores de Pelotas. No entanto, ainda falta regulamentação pela Prefeitura de Pelotas, que determinou a realização de estudo e planejamento para a implantação do programa com segurança e eficácia.

No comments: