Translate AMICOR contents if you like

Friday, April 27, 2018

Fusão Primordial de Galáxias

Fusão gigante de galáxias no início do universo intriga astrônomos

Por , em 26.04.2018

Quase no fim do universo observável, uma imensa colisão cósmica, envolvendo 14 jovens galáxias, pode ter dado lugar a uma megaestrutura, uma das maiores – senão a maior – do nosso universo: um aglomerado de galáxias, gravitacionalmente ligado à matéria escura e nadando em um mar de gás ionizado quente.
Usando o Atacama Large Millimeter / Submilimeter Array (ALMA), uma equipe internacional de cientistas descobriu a concentração surpreendentemente densa prestes a se fundir, formando o núcleo do que eventualmente se tornará um aglomerado colossal.
Este proto-aglomerado está localizado a aproximadamente 12,4 bilhões de anos-luz de distância, o que significa que sua luz começou a viajar até nós quando o universo tinha apenas 1,4 bilhão de anos, ou cerca de um décimo de sua idade atual. Suas galáxias individuais estão formando estrelas até 1.000 vezes mais rápido do que a nossa galáxia e estão amontoadas dentro de uma região do espaço com apenas três vezes o tamanho da Via Láctea. O aglomerado de galáxias resultante certamente fará frente a alguns dos aglomerados mais massivos que vemos hoje no universo./.../

No comments: