Translate AMICOR contents if you like

Wednesday, November 16, 2016

Obesidade infantil

A EPIDEMIA DE OBESIDADE INFANTIL CRESCE DURANTE AS FÉRIAS ESCOLARES

Artigo enviado pelo AMICOR Reginaldo Hollanda Albuquerque

Um estudo realizado  com 18 mil crianças americanas, acompanhadas desde o jardim da infância até o fim do segundo grau, mostrou que elas ganharam mais peso durante as férias do verão.

O trabalho contou com o apoio da fundação Russel Sage e incluiu uma amostra representativa da população.  O seu autor foi o pesquisador Paul T von Rippel, que publicou o trabalho neste mês de novembro de 2016 no jornal médico Obesity. O número de crianças com sobrepeso passou de 23,3 % para 28,7 % e o de obesas de 8.8 % para 11.5 % .  O aumento da obesidade ocorreu durante o período de férias, numa velocidade de 1% por mês de férias.

Durante, o período escolar a prevalência de sobrepeso não aumentou e a obesidade,  chegou a cair modestamente, 0.1 % por mês;
 
Dr. Paul T. von Hippel

Dr. Paul T. von Hippel
Estes dados, apresentados durante um recente congresso americano de obesidade de 2016, estão sendo considerados muito importantes, porque mostram que os riscos de obesidade estão localizados fora da escola.
Além disso, explicam porque várias iniciativas realizadas visando a melhoria do lanche escolar, tiveram pouco impacto na epidemia de obesidade infantil. O Dr. Paul Hipel sugere a realização de atividades nas férias e campanhas voltadas para a educação dos pais e material educativo dirigido para as crianças.
A explicação para o aumento da obesidade infantil durante as férias é que as crianças dormem menos e tem mais atividades de horas-tela, com ver TV e jogos em computadores. O estudo está publicado em
Obesity (2016 Nov 2. doi: 10.1002/oby.21613).

No comments: