Translate AMICOR contents if you like

Tuesday, October 25, 2016

Reitoria da UFCSPA




"É com emoção e entusiasmo que apoio e recomendo a candidatura da Professora Lúcia Campos Pellanda para a Reitoria da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre.
Conheço sua capacidade e desempenho profissional desde meu tempo de professor da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (no século passado).
Inicialmente na Assessoria Científica e Departamento de Epidemiologia, e a seguir na prática, docência, divulgação, administração de serviço, e pesquisa, especialmente em Cardiologia Pediátrica. De certa forma, poderia encontrar alguma semelhança entre sua proposta e a determinação pré-natal da saúde e das doenças pelo resto da vida, conhecida como Teoria de David Barker. A universidade pode ser comparada com a matriz na gestação dos profissionais responsáveis pelo desempenho profissional e desenvolvimento científico da sociedade em sua perspectiva mais ampla.
Estou usando esta comparação não por acaso, mas porque Dra. Lúcia se tornou em nosso meio uma divulgadora dos resultados das pesquisas epidemiológicas comprobatórias no desenvolvimento humano, da importância crítica da etapa intra-uterina. Saúdo seu projeto de não se conformar com a cura ou o aperfeiçoamento pós-graduado, mas de agir e congregar durante o período de formação profissional e cultural. A Universidade é o ponto crítico da construção da cultura em nossa sociedade, representante da memória coletiva, e totalmente dependente de sua gestão, à semelhança da gestação
nos organismos vivos.
Dra. Lúcia, por coincidência, é filha de um médico (Dr. Luiz Ernesto Pellanda) que foi colega de turma de minha esposa (Dra. Valderês Antonietta Robinson Achutti) principal responsável pela minha escolha profissional e permanente companheira por mais de sessenta anos na profissão e no resto da vida." 
#unindocaminhos #luciaejenifer

No comments: