Translate AMICOR contents if you like

Thursday, September 25, 2008

Esperança de Vida conforme bairros de Porto Alegre (2004)















































Durante minha apresentação "Investindo em Saúde em Porto Alegre" no Congresso Mundial de Epidemiologia (EPI2008) Dr. Sérgio Luiz Bassanesi apresentou dados sobre a distribuição da esperança de vida ao nascer e aos 60 anos para os Bairros de Porto Alegre e sua correlação com índices de Desenvolvimento Humano. Trata-se de um passo a mais a partir do estudo sobre
"Premature Mortality due to Cardiovascular Disease and Social Inequalities in Porto Alegre: from Evidence to Action. :. Sérgio Luiz Bassanesi, Maria Inês Azambuja, Aloyzio Achutti,
publicado no número de junho dos Arquivos Brasileiros de Cardiologia, juntamente com Dra. Maria Inês Reinert Azambuja e que foi premiado no Congresso Nacional da SBC em São Paulo em 2007.
Esta nova faceta vem reforçar a importância da determinação social de saúde/doença, agora numa perspectiva mais ampla, não restrita a uma causa específica.
As figuras mostram uma perda de dez anos entre os homens e oito entre as mulheres ao nascer, dependendo das condições sociais do bairro onde vive a família. Aos 60 anos a perda é de cerca de cinco anos para ambos os sexos. Isto representa 12% de vida entre os extremos ao nascer e 25% da esperança para os que chegaram aos 60 anos.

No comments: