Translate AMICOR contents if you like

Saturday, April 28, 2007

GRIPE

GRIPE (artigo enviado para o jornal ZH que provavelmente não será publicado)
Aloyzio Achutti

Com o início da campanha de vacinação contra a gripe tem se falado muito sobre o assunto, mas algumas considerações e informações adicionais podem ser de interesse geral.
Está escrito e todo o mundo sabe que o grande motivo para adotar medidas preventivas contra a gripe são as pneumonias e o desequilíbrio do equilíbrio instável de organismos já debilitados por outras doenças ou pela idade. Entretanto pouca gente sabe que também o comprometimento circulatório, especialmente das artérias (particularmente as do coração, podendo ocasionar infarto) é um motivo a mais e, quem sabe, ainda mais sério, conforme estudos relativamente recentes.
Aproveitando para lustrar também a prata da casa, uma pesquisadora nossa conterrânea, professora da UFRGS, tem sido reconhecida internacionalmente por ter estudado as evidências da relação das epidemias de gripe com a epidemiologia da doença das coronárias (M.I.Azambuja). A ascensão e depois a queda das doenças do coração podem ser relacionadas com a evolução dos sobreviventes da Gripe Espanhola marcados pelo vírus em suas artérias. O esgotamento desta coorte de pessoas, e não somente a redução de gorduras na alimentação e o efeito de remédios, é uma das explicações mais atuais e desafiadoras, mexendo com a cardiologia, a epidemiologia e os estudiosos de doenças crônicas.
Hoje, para classificar doenças do coração e outras crônicas, tem se evitado o uso da expressão “doenças não transmissíveis e degenerativas” em oposição às doenças “infecto-contagiosas”. A idéia de que arterioesclerose seria mera conseqüência do desgaste orgânico foi abandonada desde que se demonstrou nas lesões vasculares a existência de processo inflamatórios, precipitados ou exacerbados por infecções assim como a gripe, pneumonia, infecção periodontal ou qualquer outra infecção ou inflamação.
Portanto vacinar contra a gripe também serve para prevenir o infarto. Extremar as medidas de higiene, evitar o aperto de mãos, utilizar máscara quando gripado ou durante uma epidemia de gripe, não é esquisitice de japonês; e utilizar o lenço ao tossir ou espirrar não é somente um gesto de boa educação, mas serve para impedir a propagação do vírus e para evitar a gripe e suas complicações, até infarto...

No comments: