Translate AMICOR contents if you like

Saturday, May 19, 2007

Tendências na Mortalidade regional por DCV no BR

Caríssimos AMICOR,
Já mais crescidinhos, com mais de dez anos poderíamos experimentar esta função potencial da comunicação eletrônica que é a de facilmente colocar em rede nosso potencial inteligente. Se ele já é bom isoladamente, interligado pode ser melhor do que a simples soma de cada um de nós.
Vamos lá! Segue abaixo mensagem recebida do Romildo Andrade, AMICOR fundador. Aguardo a reação de quem estiver disposto e tiver uma contribuição. Vamos ver no que vai dar.
Um abraço
AA
De: rldrade [mailto:rldrade@uol.com.br]
Enviada em: sábado, 19 de maio de 2007 15:49
Para: aloyzio.achutti
Assunto: mortalidade dcv
Prezado Dr A. Achutti,
Ao longo da semana (mais precisamente na quinta-feira) forneci um entrevista no jornal local sobre a situação epidemiólógica das Doenças Cardiovasculares e seu comportamentento declinante da mortalidade no Brasil. Não entrei em detalhes sobre o comportamente ainda ascendente no Norte e Nordeste, estabilizado no Centro-oeste e declinante no Sul, e Sudeste.
A repercussão foi imediata. Recebi mensagens de colega questionando o assunto...
Querelas a parte!
Seria interessante discutir-mos quais os principais componentes responsáveis pelo comportamento declinante no pais...especialmente se considerarmos que não parece haver um declinio na prevalencia dos Fatores de risco para as DCV?
Os avanços terapeuticos com eficacia comprovada (ATC de resgate, trombolitico) ou estatinas para o controle dislipidêmico ...não são tratamentos disponíneis no SUS ou para amplas parcelas da população.
Seria interessante uma linha de debate que pudesse esclarecer o comportamento declinante da mortalidade especifica da doença cardiaca isquêmica junto a população brasileira.

Dr. Romildo Luiz M. Andrade
R. Missael Pedreira silva 48; sl:604
P. Súa, Vitória-ES. tel-fax:27-33243726
andrade@cardiol.br; rldrade@uol,com.br
http://socios.cardiol.br/visualizar.asp?pasta=andrade

No comments: