Translate AMICOR contents if you like

Monday, January 28, 2008

Longevidade: novos indicadores

Novos padrões de envelhecimento
Pesquisadores criam indicadores para melhor avaliar a longevidade da população


Os indicadores demográficos usados atualmente para medir a longevidade da população mundial incomodam alguns pesquisadores dessa área. Esses índices refletem o envelhecimento verificado atualmente, mas são incapazes de apontar novos padrões nesse fenômeno. Uma pessoa que atingiu os 60 anos em 2000, por exemplo, embora já seja considerada idosa, tem uma expectativa de vida maior do que alguém que tivesse a mesma idade em 1900. Para contornar discrepâncias como essa, uma equipe de especialistas desenvolveu três novos indicadores para avaliar a longevidade da população.

Os índices foram apresentados em artigo publicado eletronicamente esta semana na revista Nature pela equipe do pesquisador Wolfang Lutz, do Instituto Internacional para a Análise de Sistemas Aplicados (Laxenburg, Áustria). Lutz esclarece que o objetivo dos novos indicadores é capturar de diferentes maneiras a expectativa de vida a partir do momento em que o indivíduo atinge a idade média máxima até sua morte, e não apenas partindo-se do seu nascimento, como acontece ao se utilizar como parâmetro a idade cronológica.

“Esses indicadores projetam algumas novas perspectivas a respeito da forma como o envelhecimento é percebido”, explica ele em entrevista à CH On-line. “Eles acabam também por fornecer outros dados que nos dão uma visão um pouco mais otimista da situação do envelhecimento populacional, conforme o que foi analisado em relação às tendências demográficas mundiais.”

No comments: