Translate AMICOR contents if you like

Sunday, March 08, 2009

Dia Internacional da Mulher


Repasso a todas as AMICOR
De: 

Maria Fátima Sousa

 


Prezad@s
Para refletimos no dia Internacional da Mulher.
Com carinho
Profa. Dra. Maria Fátima de Sousa
Universidade de Brasília
Faculdade de Ceilândia
Núcleo de Estudos de Saúde Pública
(55++61) 8147-5050
Amanhã, simbolicamente, é o nosso dia. Embora o façamos a cada minuto.
E com isso merecemos mais que homenagens. Merecemos renovar nossos conceitos, valores e princípios sobre o mundo que nos cerca.
Um mundo sem fronteiras conquistado pela sabedoria, generosidade e firmeza de muitas que souberam enfrentar as diversidades de suas vidas privadas para que no público fosse apreciado o que nelas havia de melhor.
O melhor de Margaret Mee, que nasceu na Inglaterra em 1929 e veio para o Brasil onde registrou em suas gravuras centenas de flores e plantas da flora brasileira.
O melhor de Maria Rita de Souza Brito Lopes Pontes, mais conhecida como Irmã Dulce.
O melhor de Isabel Cristina Leopoldina Augusta Miguela Gabriela Rafaela Gonzaga de Bragança e Bourbon, a princesa Izabel, a que aboliu a escravidão no Brasil.
O melhor de Johanna Sigurdardottir, assumidamente homossexual que foi, aos 66 anos, a primeira mulher à frente do Executivo da Islândia, além de primeira mulher no país a ocupar o cargo de primeira-ministra.
Essas e tantas outras anônimas fazem ecos de histórias silenciosas, a exemplo das milhares de Agentes Comunitárias de Saúde que desbravam nosso país. A estas, rendo minha homenagem maior em 2009, quando o Programa de Agentes Comunitários de Saúde e o Saúde da Família fortalecem suas trilhas para uma segunda década.
Que essa nova década sinalize as mudanças no ir e vir em paz com a natureza, com o meio ambiente, em sinergia com os sinais de paz que estão sob nossos olhos e muitas vezes não os vemos. Em sintonia com os sons do universo clamando por justiça social e saúde para todos. Em
busca de uma vida com qualidade e prosperidade para as mais remotas famílias do nosso planeta Terra.
Que esse dia não seja mais um. Seja a continuidade no caminho da diferença.
Maria Fátima de Sousa

No comments: