05 de março - Aniversário de Villa-Lobos e Dia da Música Clássica
05 DE MARÇO:
DIA DA MÚSICA CLÁSSICA
Uma homenagem ao nascimento de Heitor Villa-Lobos.
Destaca-se por ter sido o principal responsável pela descoberta de uma linguagem peculiarmente brasileira em música, sendo considerado o maior expoente da música moderna no Brasil, compondo obras que enaltecem o espírito nacionalista onde incorpora elementos das canções folclóricas, populares e indígenas.
É possível encontrar na obra de Villa-Lobos preferências por alguns recursos estilísticos: combinações inusitadas de instrumentos, arcadas bem puxadas nas cordas, uso de percussão popular e imitação do cantos de pássaros. O maestro não defendeu nem se enquadrou em nenhum movimento, e continuou por muito tempo desconhecido do público no Brasil e atacado pelos críticos. Também se encontra em sua obra uma forte presença de referências a temas do folclore brasileiro.
Como educador, sua idéia não era ensinar música nas escolas e sim despertar o interesse dos jovens pela música, visando ampliar as platéias dos concertos de música clássica no Brasil.
A data foi instituída em 13 de janeiro de 2009 no Governo Lula.
texto de João Sena.
O público de música clássica no Brasil cresce a cada dia. Em 6 anos, o público da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo subiu de 68.134 para 172.879 espectadores.
O Brasil realiza hoje em torno de 60 festivais por ano de música clássica, que vem batendo recordes de público a cada edição. O maior deles, o Festival Internacional de Inverno de Campos de Jordão mantem um público anual em torno de 80 mil pessoas.
texto de João Sena.
O público de música clássica no Brasil cresce a cada dia. Em 6 anos, o público da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo subiu de 68.134 para 172.879 espectadores.
O Brasil realiza hoje em torno de 60 festivais por ano de música clássica, que vem batendo recordes de público a cada edição. O maior deles, o Festival Internacional de Inverno de Campos de Jordão mantem um público anual em torno de 80 mil pessoas.
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