Translate AMICOR contents if you like

Thursday, May 09, 2013

Santa Maria


Do Blog de meu amigo J.A. Brenner

Cronologia histórica de Santa Maria


A ilustração da capa é a foto mais antiga
da cidade, que se estende pela última capa.
   Neste dia 10 de maio de 2013, na 40ª Feira do Livro de Santa Maria, haverá o lançamento, pela Editora da UFSM, da 3ª edição da Cronologia Histórica de Santa Maria e do extinto município de São Martinho, de Romeu Beltrão.
   A 1ª edição, com 199 páginas, foi publicada pelo autor, em 1958, quando a cidade comemorava o centenário de sua emancipação política. A obra tinha suas raízes em uma série de textos publicados por Beltrão no jornal A Razão, na década de 1950.
   O autor continuou, de forma incessante, seu trabalho de minuciosa pesquisa, ampliando consideravelmente a obra, que não chegou a ver publicada, pois faleceu em 15 de novembro de 1977, aos 64 anos. Deixou aos seus filhos a recomendação de que a publicassem, o que resultou na 2ª edição, com 500 páginas, em 1979.
   O livro de Romeu Beltrão é uma das mais valiosas e fundamentais obras da historiografia santa-mariense, há muitos anos esgotada. Uma nova reedição era ansiosamente esperada, e a decisão da Editora UFSM de publicar uma 3ª edição, anunciada na abertura da Feira do Livro de Santa Maria, em 28 de abril de 2012, foi entusiasticamente aplaudida pelos presentes./.../

No comments: