Translate AMICOR contents if you like

Monday, September 02, 2013

PURE: Contraste na Doença Cardiovascular entre Países de Alta e Baixa Renda.

Salim Yusuf
Salim Yusuf
SLIDES DA APRESENTÇÃO
Título: PURE: Contrasting associations between risk-factor burden, CVD incidence, and mortality in high-, middle-, and low-income countries
Apresentador: Salim Yusuf (McMaster University, Hamilton, ON)
Revisão e Discussão—Joep Perk (Linnaeus University, Teleborg, Sweden)
Fundamentos: 80% da carga global da doença cardiovascular está localizada em países de baixa e média renda e o processo de urbanização está crescendo rapidamente nestes países. O objetivo do estudo global PURE é demonstrar o contraste da associação entre fatores  de riscos, incidência de doença cardiovascular e mortalidade em países de alta, média e baixa renda.
Métodos:  O estudo PURE incluiu 155. 245 pacientes, de 628 comunidades em 17 países de 5 continentes, para avaliar a influência dos fatores de risco na doença cardiovascular e na mortalidade. A população estudada incluiu 16,110 pacientes de países de alta renda (Canadá, Suécia e Emirados Arábes) 104,260 pacientes de 10 países de média renda e 34.875 pacientes de 4 países de baixa renda (India, Bangladesh, Paquistão e Zimbabwe). Pacientes tinham entre 35 e 70 anos e foram submetidos a questionário e seguidos por um período médio de 3.9 anos. O risco cardiovascular foi calculado para cada indivíduo, usando o escore de risco INTERHEART, e baseado na idade, sexo, tabagismo, diabetes, hipertensão arterial, história familiar de doença arterial, frequência cardíaca, avaliação psicosocial, dieta e atividade física. Tratamento utilizado e medidas de prevenção também foram registradas, como controle de hipertensão, combate ao tabagismo, uso de drogas hipolipemiantes e prevenção secundária.
Resultados: O estudo demonstrou que os fatores de risco cardiovascular foram mais altos nos países de alta renda e mais baixos nos países de baixa renda, assim como o tratamento e as medidas preventivas. (p<0 .0001="" br="">De um modo geral, as hospitalizações por doença cardiovascular foram maiores nos países de alta x média x baixa renda ( p< 0.05), mas ao examinar as razões para hospitalização, o estudo mostrou que quando comparado aos países de baixa renda, as doenças cardiovasculares maiores (infarto, AVC e insuficiência cardíaca) e fatais foram menos comuns nos países de alta renda. Especificamente, as doenças cardiovasculares maiores ocorreram em uma incidência de 4.3 por 1000 pessoas-anos em países de alta renda, comparada a 5.1 e 6.4 nos países de média e baixa renda respectivamente. Doença cardiovascular maior fatal ocorreu na incidência de 0.6/ 1000 pessoas-ano em países de alta renda comparada a 1.7 e 3.8 em países de média e baixa renda respectivamente.

Conclusões e Discussão:
 Observado um maior fator de risco global nos países de alta renda, comparado aos países de baixa renda, mas com uma menor mortalidade por doença cardiovascular, ressaltando a importância do sistema de saúde (acesso, igualdade e eficiência) e não somente do controle dos fatores de risco, como medida para redução da morbi-mortalidade da doença cardiovascular.

No comments: